• Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
Veja Também


Saúde

Secretaria Municipal de Saúde

Responsável pela
 
Secretaria Municipal de Saúde: Rita da Silva Pereira
Endereço: Rua Dr. Amadeu Palgiuso, 480 - Centro
Telefones: (17) 3347-1475
E-mail: rita.secretariasaude@jaborandi.sp.gov.br

Coordenador Administrativo: Antonio Ribeiro Neto

Recepção/Transporte: Adriana Beatriz da Silva

Faturamento/Projetos: João Alberto Bueno Vllches

Central de Agendamento: Karina Assis Pinho Savan

UAC: Suelen Pina

 
SAÚDE MUNICIPAL DE JABORANDI: 
CARINHO, ATENÇÃO E RESPEITO AOS PACIENTES.
 
Na atual administração Municipal, a saúde é prioridade do prefeito Marcos Antônio Daniel
 
Como não podia ser diferente, a saúde de Jaborandi até então deixava muito a desejar. Hoje com o apoio total da administração, procuramos melhorar a cada dia o atendimento dos nossos munícipes, bem como aquele trabalhador de outros estados que vem trabalhar em nosso município.
 
Nossa tentativa também é de melhorar os nossos indicadores pelo pacto da saúde, aplicando um bom atendimento na atenção básica, oferecendo melhor e mais rápido atendimento aos nossos usuários, evitando as filas de espera, como mostra todos os dias os canais de TV., no qual o cidadão muitas vezes morre na fila antes de ser atendido.
Estamos longe da perfeição que se espera, mas o respeito, carinho e atenção dos nossos funcionários para com o paciente que nos procura, é a bandeira principal do nosso propósito de trabalho.
  
CORPO DE FUNCIONÁRIOS RESPONSÁVEIS PELA SECRETARIA:
- Rita da Silva Pereira (Secretaria Municipal de Saúde ) ;
- Antonio Ribeiro Neto (Coordenador Administrativo ) ;
- Karina Assis Pinho Savan (Central de Agendamento) ;
- Adriana Beatriz da Silva (Recepção/Transporte) ;
- João Alberto Bueno VIlches (Faturamento/Projetos).
- Suelen Pina (Auditoria Interna).
 
COMPOSIÇÃO FÍSICA:
01 - Hospital: Unidade Mista de Saúde “Dr. Amadeu Pagliuso”;
01 - Centro de Saúde - “ Dr. Amadeu Pagliuso”
01 – UBS/USF – “João Paulo Pires da Silva”
01 – USF – “Omar Pinto Neto “
01 - Centro de Diagnóstico – “ Dr. Pinotti “
 
TRANSPORTE:
01- Ambulância Simples Remoção – FIAT/Doblô – DJP-8432
01- Ambulância Simples Remoção – GM/Montana – DJP-2955
01- Ambulância Simples Remoção - GM/S-10 – FBM-3512
01- Ambulância USB/SAMU – Renault – DKI-0446
01- Van Peugeot – Boxer – CZA - 4162
01- Van Renault Master – FUJ – 0931
01- Van Renault Master - EEF- 9418
01- GM/Classic – GEA - 5330
01 - VW Voyage- DKI - 0452
01 – GM/S-10 – CDV - 1411
Atribuições: Vigilância em Saúde - Atenção Básica , Média Complexidade.
 
ATENDIMENTO BÁSICO:
ESFs - Realiza consultas durante a semana das 07h00min às 17h00min, atendimentos domiciliares, com curativos e orientações tais como aplicações de insulina e medicamentos, realizando em média 40 atendimentos dia.
Equipe: 2 médicos, 2 enfermeiras, 2 técnicas de enfermagem e 12 agentes comunitárias.
 
Enfermagem - Realização de ações educativas para promoção da saúde e prevenção de doenças como: Hipertensão, Diabetes, Hanseníase, Tracoma, Tuberculose, Tabagismo, Câncer, Aleitamento materno e outras. As mesmas são realizadas nas escolas, comércio e indústrias. Campanhas de vacinação e atendimento domiciliar para casos específicos.
 
UNIDADE DE CENTRO DE SAÚDE:
Vigilância Sanitária - Fiscalização e promoção da saúde em bares, drogarias, clínicas médicas, odontológicas, laboratórios, comércio e indústrias de alimentação e laticínios. Fiscalização residencial e em terrenos baldios. Coleta de água para análise. Registro, captura, apreensão e eliminação de animais que representem risco à saúde do homem, bem como, coleta e envio de material para diagnóstico de raiva animal e vacinação Anti-rábica.
 
Atividades de Vigilância Epidemiológica - Realização de notificações de doenças, surtos e agravos. Investigação epidemiológica de surtos e óbitos por doenças específicas. Busca ativa de notificação compulsória nas Unidades de Saúde, laboratórios, domicílios, creches e outras instituições de ensino do município. Busca ativa de declarações de óbito de nascidos vivos nas Unidades de Saúde, cartórios e cemitérios existentes no município. Acompanhamento e avaliação dos procedimentos laboratoriais realizados pelas unidades públicas e privadas, monitoramento da qualidade da água para o consumo humano. E ainda, vigilância e monitoramento da mortalidade infantil e materna.
 
Vacinação - Diariamente, das 07h00min às 17h00min, conforme calendário de vacinação nacional.
 
Atividades do Controle de Vetores - Visitas em domicílios, departamentos públicos e privados, pontos críticos e estratégicos, casas problemáticas, para orientações e controle de vários vetores como: dengue, caramujo, escorpião, aranhas, cupim, carrapato, pulga, percevejo, bicho barbeiro, raiva e outros. Captura de vetores e reservatórios, para identificação e levantamento, para índice de infestação. Ações de controle químico e biológico de vetores e de eliminação de criadouros.
 
Consultas - Ginecologia, Pediatria, Cardiologia, e Clínica Geral.
 
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO:
 
Pediatria - realizada cinco vezes na semana das 07h00min às 10h00min, no Centro de
Saúde
 
Cardiologia - realizada três vezes por semana no Centro de Saúde
 
Ginecologia/Obstetrícia: realizada 01 vez por semana com local de atendimento alternado entre o Centro de Saúde e a UBS/USF-01.
 
AGENDAMENTO DE PACIENTES:
Consultas na Atenção Básica e exames de diagnóstico: demanda espontânea; Consultas e exames especializados: agendamento realizado através de Guia de Referência e Contra Referência, tanto nas consultas ofertadas pelo município, como as realizadas nas cidades de referência, como Barretos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Paulo entre outras referências.
 
PROGRAMAS DE SAÚDE:
HiperDia, Sisprenatal, Siscolo, Sismama, Hanseníase, Reeducação Alimentar, Farmácia de Alto Custo, Saúde Mental, Agita Galera, Agita Mundo, Agita São Paulo e Saúde do Idoso.
 
PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM:
Realização de curativos, retirada de pontos, inalações, administração de medicamentos - em média 800 atendimentos/mês.
 
PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL:
Localizado nas dependências do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, com atendimento médico e de enfermagem 24 horas por dia.
 
PROCEDIMENTOS REALIZADOS PELO PAM:
Consultas, inalações, administração de medicamentos, tala gessada, retirada de corpos estranhos, suturas, atendimento de queimaduras, pequenas cirurgias, com média mensal de 1.400 atendimentos.
 
PROGRAMA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE:
Coordenado por duas enfermeiras supervisoras e 12 Agentes de Saúde, que realizam visitas domiciliares para orientações de promoção da saúde e prevenção de doenças, educação de saúde bucal, acompanhamento de pacientes em casos específicos e cadastramento nos programas de saúde - em média são visitadas 150 famílias/mês por Agente de Saúde.
 
FISIOTERAPIA:
O centro de Fisioterapia Municipal de Jaborandi é composto por 4 profissionais da área, sendo estes, José Eduardo Hrastel, Gabriela de Melo Maia , Naime Assad Chabrour e Nayara Gonçalves Nunes.
 
O atendimento ao público é realizado nos seguintes locais e horários:
Clínica - de segunda a sexta-feira das 07h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min.
 
Atendimento domiciliar - de acordo com as necessidades de cada paciente respeitando o período das 09h00min às 11h00min e das 15h00min às 17h00min.
 
No Centro de Promoção da Sabedoria e Experiência da Terceira Idade - recebem atendimento fisioterápico com a fisioterapeuta Gabriela de Melo Maia nas manhãs de terça e quinta-feira.
 
O Centro de Fisioterapia presta atendimento a cerca de 45 pacientes diários no decorrer da semana, conta com aparelhos de Sonepulse (Ultra-som), Laserpulse (laser), Neurodyn (TENS), Ondas Curtas, Forno de Bier, Turbilhão, Bola de Bobath, Infravermelho, entre outros aparelhos que auxiliam na melhora do tratamento para a população.
 
ODONTOLOGIA:
Recentemente a odontologia tem apresentado medidas de grande importância para a população. O governo Municipal junto com o governo Estadual (Programa Sorria São Paulo) e o governo Federal (através do centro odontológico especializado - CEO) investe e apóia a saúde bucal. Com isso a população está coberta pelos profissionais odontológicos com tratamentos preventivos e curativos. Tudo isso sendo traduzido em sorriso saudável e recuperação da auto-estima.
 
Equipe:
- Bruna Roberta Brunozi (Coordenadora de Saúde Bucal)
- Marcelo Brunozzi (Cirurgião Dentista);
- Fábio Barbosa Marqueti (Cirurgião Dentista);
- Ana Carolina Brait da Silva Mansin (Cirurgião Dentista);
- Christiane Pagliuso Venturoso (Cirurgião Dentista);
- Marta Rosa da Marta Inamônico (A.C.D.).
 
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA:
Um conjunto de ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde, voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e seu uso racional.
 
Na Farmácia, que se encontra localizada no Centro de Saúde, funciona os seguintes programas:
Dose Certa - Dose Certa Complementar - Hiperdia: são programas do Governo que junto com a contrapartida da Prefeitura Municipal, são atendidas mais ou menos 1.500 pessoas mensalmente.
 
Saúde Mental - programa que distribui os medicamentos psicotrópicos, no qual atendemos uma média de 250 pacientes por mês.
 
Saúde de Alto Custo - é um programa do governo para atender pessoas com baixo poder aquisitivo, este programa é para atendimentos de algumas especialidades como: Asma Crônica, Osteoporose, Esquizofrenia, Parkinson, Alzheimer entre outras doenças. Temos cadastrado 56 pacientes que atendemos mensalmente neste programa.
 
DST/AIDS: através deste programa fornecemos em media 2.000 preservativos por mês.
 
VACINAÇÃO:
Com a finalidade de promover e assegurar, com responsabilidade e prevenção de doenças de nosso município, a Sala de Vacina do Centro de Saúde de Jaborandi, elabora os seguintes programas preventivos:
 
Campanha de Vacinação do Idoso -  atendendo a todas as vacinas relativas à idade (Gripe, Pneumo, Febre Amarela e Dupla Adulto). Nos meses de abril e maio;
 
Programa “Vacina em dia” - foram avaliados 1.524 alunos, constatando irregularidade vacinal em 345, foi criado o atestado de Regularidade Vacinal, para reverter à situação. Nos meses de janeiro a maio;
 
Campanha de Multivacinação infantil - a sala de vacina vai até as escolas realizar a vacina contra a Paralisia Infantil, fazendo também a campanha nas residências, atingindo excelentes níveis de cobertura.
 
Nos meses de junho e agosto:
- Realização de Teste do Pezinho e todo o calendário estadual de vacinação;
- Acompanhamento da Cobertura Vacinal;
- Monitoramento de Eventos Adversos;
- Realização de Triagem Neo-Natal;
- Busca ativa de faltosos;
- Realização de bloqueio em casos de surtos.
 
As campanhas também são realizadas na zona rural do nosso município.
 
Audiências públicas - Saúde
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Desenvolvido pela Macaúba

O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera