Cestas básicas especiais para diabéticos

Objetivo:
Destina-se a atender famílias em situação de vulnerabilidade social que precisam do benefício mensal de uma cesta básica para garantir a segurança alimentar da família. Com ao menos um indivíduo acometido com Diabetes, a família passa a receber esse benefício assegurando uma alimentação balanceada e adequada. Ao longo desses quase 6 meses de programa dezenas de famílias foram beneficiadas, garantindo a saúde preventiva e alcançando uma melhor qualidade vida.

Imagem I – Produtos Alimentícios que Compõe as Cestas

A cesta básica é composta por: 2 pacotes de arroz integral de 1kg, 3 pacotes feijões de 1kg, 6 caixas de leites semidesnatados, 3 litros de óleos de girassóis, 4 molhos de tomates, 1 sal da himalaia, 2 adoçantes, 3 pacotes cafés em pó, 1 caixa de aveia em flocos, 2 pacotes macarrões integral, 2 pacotes de biscoitos água e sal.

Imagem II – Vale de Alimentos Perecíveis

O vale é composto por: 1 maço de verdura, 1 pacote de pão integral, 1kg de batata doce, 1kg de banana prata, 1kg de maçã gala.

Imagem III – Entrega de Cesta Básica

Prefeito Silvio Vaz de Almeida, realiza a entrega de cesta básica nutricional específica para uma criança acometida com comorbidade de diabetes.

Com a realização do censo, detectou-se que hoje boa parte da população jaborandiense, é acometida com Diabetes.

Esses dados foram essenciais para a realização da inclusão social de diabéticos no planejamento estratégico assistencial social municipal de Jaborandi. Já que os dados levantados pelo censo municipal, se cruzaram com os dados já existentes na assistência e com os dados da saúde, identificando quantas pessoas carentes atendidos pelo CRAS, possuem diabético na família.

A partir disso houve um remanejamento na montagem de cesta básica, entregue pelo CRAS, para portadores de Diabetes. Já que todas as famílias com ao menos um indivíduo acometido com Diabetes, passou a receber uma cesta básica nutricional específica, constituída com cardápio alimentar adequado. Junto dessa cesta básica, a família também recebe um cardápio adaptado para os diabéticos, low carb, com alimentos que promovem menor pico de insulina.

A realização dessa ação teve o intuito de constituir em lei o Programa Alimentando a Prevenção, garantindo a saúde preventiva. Visto no caso da Diabetes, o aspecto mais importante, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento da doença é a alimentação (segundo o presidente do instituto nacional de estudos da obesidade e doenças crônicas INEODOC, o médico Patrick Rocha).

Projeto Completo:
Clique para ver

Acompanhamento

Concepção e descrição do projeto
Execução
Aprovação pelos orgãos