Cestas básicas especiais para diabéticos

Com a realização do censo, detectou-se que hoje boa parte da população jaborandiense, é acometida com Diabetes.

Esses dados foram essenciais para a realização da inclusão social de diabéticos no planejamento estratégico assistencial social municipal de Jaborandi. Já que os dados levantados pelo censo municipal, se cruzaram com os dados já existentes na assistência e com os dados da saúde, identificando quantas pessoas carentes atendidos pelo CRAS, possuem diabético na família.

A partir disso houve um remanejamento na montagem de cesta básica, entregue pelo CRAS, para portadores de Diabetes. Já que todas as famílias com ao menos um indivíduo acometido com Diabetes, passou a receber uma cesta básica nutricional específica, constituída com cardápio alimentar adequado. Junto dessa cesta básica, a família também recebe um cardápio adaptado para os diabéticos, low carb, com alimentos que promovem menor pico de insulina.

A realização dessa ação teve o intuito de constituir em lei o Programa Alimentando a Prevenção, garantindo a saúde preventiva. Visto no caso da Diabetes, o aspecto mais importante, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento da doença é a alimentação (segundo o presidente do instituto nacional de estudos da obesidade e doenças crônicas INEODOC, o médico Patrick Rocha).

Executora:
Ana Cristina
Idealizadores:
Rodrigo Vaz, Silvio Vaz, Dionatan Rodrigo e André Muramoto
Projeto Completo:
Clique para ver

Acompanhamento

Concepção e descrição do projeto
Execução
Aprovação pelos orgãos