Desenvolvimento do Projeto Emagre-SER: A Jornada dos Pacientes Diabéticos

O Projeto Emagre-SER, iniciado em março de 2023, tem como principal objetivo oferecer assistência a pacientes diabéticos com hipertensão. O processo de seleção dos participantes foi rigoroso, com médicos das unidades de saúde sendo responsáveis por identificar e encaminhar os pacientes que se encaixavam nos critérios estabelecidos, que incluíam a presença de comorbidades e um índice de massa corporal (IMC) acima de 40.

Os 20 pacientes iniciais foram escolhidos e ingressaram no projeto em abril. O primeiro mês foi dedicado a exames médicos detalhados e à prescrição de medicamentos necessários para iniciar o programa de perda de peso. Cada paciente recebeu um plano de tratamento personalizado, com medicações específicas para suas necessidades individuais.

No mês de maio, os participantes iniciaram a fase de atividade física, sob a orientação da personal trainer Camila Correa, com sessões agendadas nas segundas e sextas-feiras. Alguns pacientes, devido às suas condições de saúde, também participaram de sessões de fisioterapia nas quartas-feiras, que incluíam aulas de yoga e meditação para promover o bem-estar geral.

Como parte do programa, os pacientes participaram de aulas mensais de culinária, ministradas na Escola Municipal de Culinária onde aprenderam a fazer escolhas alimentares mais saudáveis, de acordo com as prescrições médicas. Essas atividades visavam não apenas à perda de peso, mas também ao desenvolvimento de hábitos de vida mais saudáveis.

Hoje, no penúltimo mês do projeto, restam 16 pacientes, uma diminuição em relação ao número inicial devido à exclusão de 4 participantes que não cumpriram as metas estabelecidas. O projeto está programado para encerrar no dia 13 de novembro de 2023, e uma reunião envolvendo diversas equipes de saúde está agendada para o dia 20 de outubro de 2023, a fim de discutir os detalhes finais do encerramento.

A experiência deste projeto tem sido valiosa na melhoria da qualidade de vida dos pacientes diabéticos e hipertensos que foram selecionados para participar sendo acompanhados pelos dois postinhos de saúde ( EFS01-ESF02).

Skip to content