Centro de Diagnóstico e Imagem de Jaborandi: Um Avanço na Saúde Local com Ultrassonografia de Última Geração

No dia 6 de setembro de 2023, a Prefeitura Municipal de Jaborandi deu um passo importante em direção à modernização da saúde local com a conclusão das obras do Centro de Diagnóstico e Imagem (CIDI). As novas instalações agora abrigam salas de raio X e um equipamento de ultrassonografia de última geração, que estão prestes a transformar o atendimento médico na comunidade.

Este marco na saúde de Jaborandi foi planejado após uma análise minuciosa da alta demanda por exames na cidade. Até 18 de maio, aproximadamente 849 exames aguardavam realização, destacando a necessidade de investir em tecnologia médica avançada. O equipamento de ultrassonografia adquirido pela Prefeitura foi escolhido com base nas especificações técnicas mínimas necessárias, identificadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde a partir desse levantamento.

A partir de 20 de setembro, o serviço de ultrassonografia esteve em pleno funcionamento, possibilitando diagnósticos mais precisos e melhorando os cuidados médicos para os habitantes.

O Prefeito Silvio Vaz de Almeida expressou sua gratidão à Deputada Federal Renata Abreu, cujo papel fundamental na viabilização da compra do equipamento de ultrassonografia foi essencial para o sucesso deste projeto. A dedicação e o compromisso da Deputada com a saúde da comunidade de Jaborandi são inestimáveis e tornaram essa conquista uma realidade.

O Centro de Diagnóstico e Imagem representa um investimento no bem-estar e na qualidade de vida de todos os habitantes de Jaborandi. Esses recursos avançados permitirão realizar exames e diagnósticos com maior precisão e rapidez, contribuindo significativamente para a melhoria da saúde na comunidade. É importante destacar que desde a inauguração do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, cerca de 34 anos atrás, a população aguardava ansiosamente por esse serviço de diagnóstico por imagem, que reforçará a eficácia e a precisão dos diagnósticos.

A gratidão se estende a todos os envolvidos no projeto, desde os profissionais de saúde que operarão as instalações até os membros da comunidade que demonstraram apoio contínuo. Jaborandi está entrando em uma nova era de cuidados de saúde, e a comunidade está empolgada em participar desse progresso.

O investimento na aquisição do equipamento de ultrassonografia foi de R$ 148.000,00, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar federal indicada pela Deputada Federal Renata Abreu (Podemos). Os serviços de diagnóstico por imagem no CIDI funcionarão de segunda a sexta-feira, apenas com agendamento, nesta primeira fase de implantação. O Centro Integrado de Diagnósticos e Imagens representa uma mudança significativa na Rede Pública de Saúde de Jaborandi, agora equipada com um moderno equipamento de Raio X Digital DR e um aparelho de Ultrassonografia, essenciais para diagnósticos oportunos de diversas doenças e reduzindo o tempo de espera para exames complementares.

Adicionalmente, é importante mencionar que o serviço de ultrassonografia funcionará todas as quartas-feiras das 09h às 16h30 no CIDI – Centro de Diagnóstico e Imagem Dr. Pinotti, onde já estão disponíveis serviços de radiologia e exames laboratoriais. Serão realizados 50 exames nesse dia, atendendo à demanda das unidades ESFs 1 e 2. O aparelho de ultrassonografia começou a ser utilizado no município a partir de 20 de setembro de 2023, das 09h às 16h30, com a equipe composta pelo médico Dr. Guilherme Uchoa, a técnica de enfermagem Rosana Quinalha e a recepcionista Tania Machado, que cuidam da realização e dos atendimentos durante o exame.

O agendamento dos exames de ultrassonografia será realizado pelo Setor de Agendamento, que funciona na Secretaria de Saúde, com as agendadoras Ana Paula e Joice Guilherme. Os pedidos de ultrassonografia chegam via malote das unidades de saúde e retornam via malote já agendados para que as agentes de saúde entreguem aos pacientes em suas residências. É importante ressaltar que apenas o médico realiza o exame de ultrassonografia, e ele já possui experiência e recebeu treinamento em 6 de setembro de 2023, não apresentando dificuldades no manuseio do aparelho. A sala de ultrassom está localizada no CIDI, em uma sala construída especialmente para esse fim, contendo todos os equipamentos necessários e um banheiro.