• Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
  • Imagem Jaborandi
Veja Também


Educação

Secretaria Municipal de Educação

Responsável pela

Endereço: Rua Justino Fazuoli, n° 405

 
Tel: (17) 3347-1574
 

EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE JABORANDI: QUALIDADE DE ENSINO EM PRIMEIRO LUGAR.

 

 As escolas do município, possuem sistema de ensino apostilado, que oferece um grande diferencial para a educação, com materiais de altíssima qualidade, capacitação e formação continuada dos profissionais do magistério.

 

A educação no município presa pela qualidade do processo ensino/aprendizagem, para isso, mescla o tradicional e o construtivismo, atendendo assim, as necessidades de cada educando.

 

Angelita Minateli Caosim Moleiro

Secretária da Educação

 

 

AS ESCOLAS MUNICIPAIS:

Hoje o município possui três escolas municipais e uma creche, denominadas:

 

 - C.E.M.E.I Neide Emilia Cardoso Fogaça, inaugurada em 06 de Junho de 2012,atende hoje aproximadamente 150 crianças, com idade entre 0 e 3 anos.

 

- E.M.E.I. Carmo Sforcini,  inaugurada em 1998 e hoje atende aproximadamente 160 alunos de 4 a 5 anos.

 

- E.M.E.F. Olinto Junqueira de Oliveira, primeira escola construída em Jaborandi, por volta do ano de 1923, atendendo hoje 430 alunos da 1° ano ao 5° ano do Ensino Fundamental.

 

- E.M.E.F. Arcanjo Gabriel, inaugurada no ano de 2015, atende hoje aproximadamente 350 alunos do 6º ao 9º ano.

 

 

INVESTIMENTOS:

Os mais de 1.000 alunos da rede pública municipal de ensino contam com diversos investimentos, além da parceria com um sistema de ensino apostilado, os alunos ganham todos os materiais escolares, os prédios passaram por reparos e compra de novos equipamentos.

 

MERENDA ESCOLAR:

A merenda oferecida nas escolas da rede municipal é de excelente qualidade. Uma equipe de nutricionista e técnica  realizam visitas diárias nas escolas para a montagem do cardápio e acompanhamento, que visa mesclar o valor nutricional dos alimentos e o sabor que agrade os alunos, fazendo com que eles se alimentem saudavelmente e com prazer.

 

TRANSPORTE ESCOLAR:

O município oferece transporte escolar gratuito para todos os estudantes da rede de ensino, atendendo todo o perímetro urbano e rural da cidade e municípios vizinhos. O transporte escolar segue a seguinte estrutura:

 

- 01 Perua que transporta alunos da zona rural;

- 04  micro que transporta alunos da zona rural;

- 01 Circular que transporta os alunos da zona urbana;

- 03 Ônibus para cidade de Barretos no período noturno;

- 02 Ônibus para cidade de Barretos no período da manhã;

- 02 Ônibus para a cidade de Bebedouro (noite);

- 01 Micro ônibus para a cidade de Colina (apae);

 

 

INSTALAÇÕES:

A Secretaria Municipal de Educação está instalada ao lado da EMEF Olinto Junqueira de Oliveira,  na rua  Justino Fazuoli, n° 405, agregando ao seu espaço a Faculdade Virtual UNIMES.

 

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES:

A capacitação de professores é uma das prioridades para educação; alem dos mini cursos oferecidos pelo sistema apostilado aos professores da rede, o município em parceria com o MEC oferece outros cursos de aperfeiçoamento.

 

 

PROJETOS EDUCACIONAIS

  

Alguns dos Projetos desenvolvidos  das Unidades Escolares

  

 - Ação: Integração Família e Escola

A participação da família no ambiente educacional é um componente fundamental para a melhoria da qualidade de ensino, pois é por meio desta sólida parceria que acontece o sucesso da formação integral do discente.

A ação em Integrar Família e Escola tem como objetivo principal efetivar a participação dos pais ou responsáveis, por meio do diálogo, da troca de experiências, assim efetivando uma gestão democrática.

No decorrer do ano, a família será convidada a participar de eventos, reuniões e haverá um dia no calendário escolar destinado a apresentações para as famílias.

 

- Dente contente

Este projeto tem como objetivo incentivar a prática da higiene bucal, promovendo ações de educação preventiva, conscientizando sobre a importância em manter a dentição e a boca saudável. O projeto será ministrado pela dentista Christiane Pagliuso Venturoso e será realizado durante o ano letivo.

 

- EPTV NA ESCOLA

Este projeto visa à interatividade entre alunos e um dos veículos de comunicação, onde é possível conhecer o processo de produção de um telejornal. O projeto envolve os alunos do último ano do Ensino Fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV. É um concurso de redação com um tema estabelecido pela própria emissora onde os 30 alunos classificados ganham um dia de passeio em Ribeirão Preto, com direito de visita à EPTV e a um Shopping da cidade. Os 10 melhores trabalhos da região são premiados e possuem uma série de reportagens baseadas em seus trabalhos que são exibidas no telejornal.

 

- JABORANDI, BOA TERRA...

Resgatar e valorizar a história do município é extremamente importante para manter vivos na comunidade aspectos relativos ao patrimônio, despertando nos educandos a necessidade de adotar uma postura de preservação e valorização dos mesmos. Por meio do estudo da história local o aluno pode desenvolver mais facilmente habilidades como: analisar, compreender, comparar, dentre outras extremamente importantes no estudo de história. Além de compreender conceitos como cultura, ideologia, identidade, estruturas sociais e relações de poder da história local.

 

- LEITURA: MALETA VIAJANTE

A leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo. Quanto mais lê mais integrado o indivíduo com o seu meio estará.

E diante a preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, é indispensável que as práticas de leitura assumam desde cedo papel imprescindível na formação de futuros leitores. O objetivo do projeto é estimular a leitura por meio de diversos gêneros textuais, de maneira que seja algo prazeroso e não obrigatório, aguçar o imaginário e ampliar o vocabulário das crianças.

 

- O MEU TAMBOR TEM ENERGIA E VIBRAÇÃO

O grande desafio da educação é relacionar o que se aprende na escola com os conhecimentos que os alunos trazem da comunidade em que estão inseridos, tentando superar o preconceito e combater ações discriminatórias, sendo assim, é importante desenvolver no aluno o interesse pelas culturas indígena, africana e afro-brasileira com um olhar crítico e observador sobre os elementos que fazem parte da realidade da cultura brasileira, já que os índios e os negros contribuíram para a constituição desta.

 

 

 

 

- O UNIVERSO DAS CIÊNCIAS

 

O ensino de Ciências Naturais é constituído por diversos temas que são estudados ao longo do Ensino Fundamental. Tópicos do tema Ser Humano e Saúde são essenciais serem trabalhados, principalmente para informar os alunos sobre os perigos de doenças, como DSTs, Aids, Dengue e Obesidade. Além disso, é importante o trabalho sobre o uso adequado e consciente da água, presentes no tema Vida e Ambiente.

Sendo assim, será desenvolvido o projeto “O Universo das Ciências” com o objetivo de alertar os alunos a respeito da importância da prevenção contra as doenças, e também da conscientização em relação à cultura de preservação da água e do meio ambiente.

 

- PROERD

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é uma ação conjunta entre Policiais Militares, Escola e Família, no sentido a evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas.

A duração do programa será de um semestre, as aulas serão ministradas por um policial e ao término os alunos participarão de uma formatura.

 

- Projeto Guri

 

Aulas de iniciação musical gratuitas para crianças e estudantes com menos de 18 anos, o pólo do projeto fica no CIEB (vulga biblioteca municipal), e conta com aulas de Violão, Coral e Percussão totalmente gratuitas. Os alunos também tem direito a um lanche, além de receberem instrumentos e material didático gratuito.

 

- UM POR TODOS E TODOS POR UM!

 

A relevância deste projeto se dá a partir da análise do modo como as crianças percebem e entendem o Bullying, destacando a importância da orientação e respeito ao problema, visto que vivemos em uma sociedade plural com indivíduos singulares. O projeto também busca esclarecer e ressaltar que o Bullying promove danos físicos e/ou morais às vítimas dessa prática.

 

Desenvolvido pela Macaúba

O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera