Parque botânico YPA e museu a céu aberto.

Desenvolvimento do Turismo Cultural, Turismo Rural e Ecoturismo

Objetivo:

Trata-se da implantação de um Parque Botânico e um museu ao céu aberto à 100 metros do Lago Municipal, a fim de transmitir a história e cultura do povo caipira, seus costumes, estilo de vida, além de promover respeito e consciência sobre aspectos ambientais e sustentáveis. Com Parque Botânico Ypa e o Museu ao Céu Aberto Jaborandi irá dar um passo fundamental em direção a iniciativa de se tornar município de interesse turístico, visto que essa ação irá fomentar a modalidade de Turismo Cultural, Turismo Rural e o Ecoturismo.

Imagem I – Local Definido

O Parque Botânico Ypa e o museu ao céu aberto, ficará ao lado do centro de esporte e lazer Oscar Vaz de Almeida, localizados à 100 metros do Lago Municipal, cartão postal do município.

Imagem II – Complexo do Museu

Aqui serão implantados dois dos três núcleos internos do museu, repartidos da seguinte forma: Vida Cotidiana e Gastronomia Caipira, Festividades e Religião, Trabalho no Campo e a História Econômica do Município.

Imagem III – Complexo do Museu

Esse local será reservado para construção da praça de alimentação, dos banheiros e das lojas de souvenirs além de outro núcleo do museu reservado ao Canto da Viola, Canto da Pescaria, Canto das Histórias (canto da leitura em grupo), Canto da Culinária Quitutes, Canto do Artesanato e o Canto dos Vídeos. A ideia é estimular a criatividade e o contato do público com a história caipira, proporcionando atividades motoras, sensoriais, interativas, atrativas e prazerosas.

Imagem IV – Parque Botânico e Museu a Céu Aberto

Imagem meramente ilustrativa, do parque botânico e das esculturas/obras do museu.