[ad_1] SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES PREVENTIVAS E EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE (APS) E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

” Ações coordenadas envolvem a multidisciplinariedade profissional no âmbito da Atenção Primária a Saúde (APS) e Vigilância Epidemiológica, abrangendo a realização do Dia D dos Diabéticos, promoção de ação de informação, educação e comunicação de arboviroses, além do 3° Arrastão de Limpeza que visa a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”

A Prefeitura Municipal de Jaborandi, através da Secretaria de Saúde e as respectivas equipes de Atenção Primária a Saúde (APS) e Vigilância Epidemiológica (VE), trabalham em ritmo acelerado visando a realização de ações de promoção e prevenção a saúde. O cronograma de ações abrangeu a realização do Dia D dos Diabéticos na UBS João Paulo Pires da Silva/ESF-01, ação de informação, educação e conscientização sobre os perigos das doenças transmissíveis pelo mosquito aedes aegypti, ambos realizados na ultima quinta-feira (26/05). O calendário de ações prevê ainda a realização do 3° Arrastão contra a Dengue que será realizado do dia 30/05 a 03/06 pela equipe do Departamento de Controle de Vetores (DECEN) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras.

3° ARRASTÃO CONTRA A DENGUE

A Prefeitura Municipal de Jaborandi, através da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Controle de Endemias (DECEN), Equipes da Vigilância em Saúde com o apoio do Departamento Municipal de Obras e Serviços Urbanos realizam entre os dias 30/05 à 03/06, o 3° Arrastão de Limpeza e Eliminação de Criadouros do Aedes aegypti. Segundo Ursino José de Lima, Diretor Administrativo das Vigilâncias em Saúde a meta é visitar todos os imóveis urbanos com condição de acesso entre 2.232 de imóveis construídos e 432 terrenos baldios. Ainda segundo o servidor os proprietários dos imóveis fechados e desocupados serão notificados posteriormente para que recebam a visita dos Agentes de Controle de Endemias (ACEs).
Ao todo foram montadas 02 equipes, com um total de 08 homens que estão mobilizados para a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti que é o mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Chicungunya e Zika vírus.
Segundo Joelma Alves Sales da Mata, responsável técnica da Vigilância Epidemiológica até esta sexta-feira (27/05), o munícipio de Jaborandi, contabiliza 73 notificações de Dengue, sendo 13 casos confirmados, 29 que aguardam o resultado do exame de sorologia enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) e 31 casos descartados.

DIA D DOS DIABÉTICOS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da equipe da Estratégia de Saúde da Família 01, com sede na Unidade Básica de Saúde Dr. João Paulo Pires das Silva realizou na ultima quinta-feira (26/05), o Dia D dos Diabéticos, ação, alinhada com o programa educativo de cuidado integral de pessoas insulinodependentes.
A ação tem o objetivo de intensificar a assistência à saúde dos munícipes com diabetes mellitus adstritos no território de abrangência do ESF-01, no contexto pós-pandêmico. De acordo com Simone Oliveira, enfermeira responsável da UBS João Paulo Pires da Silva, o território possui atualmente 416 portadores de diabetes. O coordenador de educação continuada Samuel Marques reiterou que as ações preventivas para portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), serão realizadas regularmente e a próxima etapa abrangerá os 342 pacientes portadores de diabetes que estão adstritos na Estratégia de Saúde da Família (ESF-02), que tem como responsável técnica a enfermeira Suelen Zanqueta.
Ao longo de todo o dia, os pacientes foram acolhimentos, pelas equipes de saúde da UBS, com aferição da pressão arterial, medidas de peso, altura, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal, avaliação pelo enfermeiro, nutricionista e médico clínico geral, além de cuidados com os pés realizado por profissional técnico em podologia e orientações gerais realizadas por farmacêutica da rede, sobre a administração e o uso racional de medicamentos.

Além disto, os profissionais da atenção primária a saúde realizaram rodas de conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), aplicação de vacinas, avaliação odontológica para identificação dos problemas bucais mais comuns em pessoas com diabetes e orientação sobre a importância do auto monitoramento da glicemia com busca ativa pelos agentes comunitários de saúde.