Realização do Minicurso de Montagem de Computadores para Alunos do C.Tech

No último sábado (25/11/2023), das 13h às 18h, o C.Tech sediou um minicurso prático de montagem de computadores, utilizando a estrutura do FabLab. A iniciativa, totalmente gratuita, foi oferecida como extensão a todos os alunos dos cursos ministrados pelo C.Tech ao longo do ano.

Seis participantes dedicaram seu sábado ao curso, onde cada um teve a oportunidade de realizar a montagem prática de diversos computadores. A proposta, liderada por Adriano César de Souza (Coordenador Administrativo da Educação), idealizador do projeto, contou com o suporte do instrutor Pedro Henrique da Silva (Técnico de Informática).

O curso teve como objetivo compartilhar conhecimentos sobre a montagem de computadores e, simultaneamente, proporcionar a criação de máquinas que serão integradas à sala de informática da Escola Olinto.

O evento destacou-se como exemplo eficiente do uso de recursos públicos, iniciando meses antes com uma abordagem inovadora na utilização de transferências federais. A aquisição independente de todos os componentes de hardware por meio de licitações eletrônicas resultou em uma economia notável: 73% em comparação com a média de compras de computadores completos pelo Estado de São Paulo e fornecidos pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e uma economia de 43% em comparação com a melhor aquisição anteriormente realizada pela administração municipal.

Todos os 30 computadores foram montados pelos próprios participantes do minicurso, com a finalidade de equipar o laboratório de robótica da Escola EMEF Olinto Junqueira de Oliveira. Uma ação que não apenas promoveu aprendizado prático, mas também contribuiu significativamente para a modernização dos recursos educacionais na cidade.