Jaborandi promove curso profissionalizante de manutenção em informática

Em 2019, Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) apresentou um estudo em que apontou o crescimento do setor global de TI em 6,7%. Já no Brasil, o crescimento foi ainda maior: 9,8%. O resultado ficou acima dos 4,5% alcançados entre os anos de 2017 e 2018.

Os profissionais de TI desenvolvem atividades, por meio de soluções tecnológicas (computacionais, na maioria), de planejamento, gerenciamento, desenvolvimento, implementação, manutenção, segurança, otimização e suporte. Visto que, o rápido desenvolvimento da tecnologia consequentemente aumenta a demanda de empregabilidade para os profissionais voltados para essa área. Desse modo, a cidade de Jaborandi – SP que inclusive é a primeira cidade de escola pública a ter um FabLab a pedido da prefeitura municipal e com a intermediação do Sesi está promovendo um curso para formação profissional de assistentes técnicos em T.I.

O modelo de formação é semelhante a um estágio, onde aprende-se na prática os fundamentos de manutenções e reparos dos equipamentos. Após a formação a prefeitura prestará apoio e mentoria para obtenção de clientes e abertura de empresas. A turma anual já está formada e conta com um total de 10 alunos, o curso ocorre no C.TECH (Centro Tecnológico) às terças e quintas-feiras das 19:00 às 22:00 horas e tem a duração de dois meses.

Contudo, no próximo ano a expectativa é de aumentar a quantidade de ensinos profissionalizantes e abrir cursos como robótica, eletrônica, criação de softwares e design gráfico; o processo seletivo é feito por meio de critérios objetivos, estes critérios foram validados usando a central de dados da prefeitura (dados.jaborandi.sp.gov.br), cruzando-se os dados do CAC, CRAS, Prefeitura, Saúde e Educação. Os cursos são abertos para toda a população e são voltados para maiores de 18 anos e ao final do curso os alunos recebem um certificado de curso profissionalizante.

“Os alunos vão adquirir uma qualificação que futuramente os dará retorno e para aqueles que não tiveram uma oportunidade anteriormente, esta é a hora” disse o professor do curso Caio Daniel da Silva, 29 anos.