Sustentabilidade Ganha Força Com Projeto De Reciclagem

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), por ano, 30 milhões de toneladas de rejeitos vão parar nos lixões sem qualquer tratamento. Este problema se torna ainda maior quando se diz respeito a economia e até mesmo a sociedade, pois muitas pessoas tiram seu sustento desses locais insalubres recolhendo o lixo para reutilizar os materiais sujeitando-se a contaminações e doenças.
O projeto previamente estabelecido com o apoio da Prefeitura Municipal e com o diretor do meio ambiente Felipe H. Pereira da Silva, tem como objetivo realizar a construção de um galpão por meio da readaptação do lugar onde era o projeto Aroeira (inaugurado em 1993) e da reativação dos equipamentos que eram utilizados no projeto.
Esta ação contará com o apoio das escolas e dos estudantes para separar todo o reciclável, encaminhar ao galpão para vender e destinar esta ajuda a estas pessoas. Além disso, os coletores de recicláveis irão até lá para separar o que é reciclável evitando assim a exposição a esses meios.

O prefeito Silvinho visitou as escolas para engajamento dos estudantes no projeto “Jaborandi Sustentável”, que consiste na separação dos materiais recicláveis que devem ser depositados nas lixeiras de cor amarela instaladas na cidade.

A coleta acontece as quartas-feiras e os recicláveis são levados até o galpão do prédio que no passado abrigou as instalações do Projeto Aroeira. Além da campanha de conscientização junto aos estudantes, também foram adotadas outras medidas para que Jaborandi se torne em uma cidade ecologicamente sustentável.

“O aterro sanitário foi reestruturado e não é mais permitida a entrada de pessoas não autorizadas. A prefeitura também disponibilizará bags para que alunos e funcionários depositem os recicláveis. Além disso, serão entregues sacolas ecológicas aos alunos para incentivar a separação do lixo, facilitando a coleta e o processo de reciclagem”, destacou o prefeito.

Silvinho visitou as escolas para engajamento dos estudantes no projeto de reciclagem.
Aterro sanitário antes de ser organizado.
Aterro sanitário após organização.
Espaço interno do prédio que abrigou o Projeto Aroeira e será usado no processamento de material reciclável.