CEMEI Profª Neide Emília Cardoso: Brinquedoteca como Espaço de Aprendizado e Imaginação

No último dia 10, a tarde se encheu de alegria e cores no CEMEI Profª Neide Emília Cardoso Fogaça com a inauguração de uma Brinquedoteca deslumbrante, destinada a todas as crianças matriculadas na instituição. O espaço, repleto de bonecas, carrinhos, ursos e jogos lúdicos, promete ser um convite ao lúdico, à imaginação e à liberdade, proporcionando uma experiência enriquecedora e feliz para os pequenos.

A Brinquedoteca, concebida com base na missão de enriquecer e alegrar, traz à tona uma perspectiva pedagógica alinhada à importância do brincar na vida das crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece o BRINCAR como fundamental não apenas para o aprendizado, mas também para o desenvolvimento infantil. Através das brincadeiras, as crianças têm a oportunidade de aprender de forma prazerosa, desenvolver habilidades sociais ao interagir com outras crianças e adultos, e explorar uma variedade de experiências lúdicas
Inaugurada no início do segundo semestre, a Brinquedoteca se apresenta como um espaço de encontro entre as crianças e os brinquedos, proporcionando uma experiência lúdica que se reflete em ensino, pesquisa e extensão. As gestoras do CEMEI destacam que na brinquedoteca haverá espaço para observar, documentar, pesquisar e dialogar sobre o ato de brincar, compreendendo-o em toda a sua riqueza e complexidade.

Este ambiente lúdico se destaca como um local onde a imaginação é valorizada para moldar o futuro de uma sociedade mais justa, inclusiva, solidária e criativa. Todas as turmas do CEMEI serão convidadas a explorar esse espaço, com as brincadeiras sempre orientadas por profissionais capacitados, proporcionando uma atmosfera segura e educativa.

A Brinquedoteca ressalta o valor da infância e da importância de garantir o espaço necessário para o brincar. O ato de brincar é um patrimônio da humanidade que, se não for preservado, corre o risco de se dissipar. Através das atividades lúdicas, as crianças não apenas se divertem, mas também adquirem habilidades cognitivas, emocionais e sociais essenciais para a vida adulta.

Um agradecimento especial é devido à Prefeitura Municipal, aos professores e funcionários do CEMEI, à comunidade jaborandiense e, especialmente, aos pais e responsáveis dos alunos. O investimento feito na realização desse sonho, com parte dos fundos arrecadados no Miss e Mister Caipirinha 2022, demonstra o comprometimento com o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, solidificando a Brinquedoteca como um espaço de aprendizado, alegria e sonhos realizados.

Destaca-se Angelita Moleiro, diretora do CEMEI Profª Neide Emília Cardoso Fogaça.