Jaborandi intensifica ações contra a Dengue em parceria com líderes religiosos e profissionais de saúde

 

Jaborandi, segue com ações intensas contra a Dengue. Neste momento, a equipe de saúde do município trabalha em conjunto com líderes religiosos locais para conscientizar os fiéis e a comunidade total sobre a importância da eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela com o Projeto DENGUE, TÔ FORA.

Além dos apoiadores religiosos, a equipe conta com profissionais como Ursino José de Lima, Diretor Administrativo das Vigilâncias em Saúde, Joelma Sales da Mata Alves, Enfermeira das Vigilâncias em Saúde, Pedro Rodrigues Vieira, Coordenador DECEN-Controle de Vetores, e Estefani dos Santos Barbosa, Agente de Saúde DECEN.

Os municípios que recebem recursos do Fundo Nacional de Saúde executam suas próprias ações de controle contra a Dengue. Atualmente, mais de 4,800 municípios recebem o recurso diretamente do Fundo. No dia a dia, os agentes de saúde de Jaborandi vistoriam residências, terrenos baldios, ferros velhos e outros locais, coletam as larvas e eliminam os focos da doença.

Os programas de Saúde, como ESF, Vigilâncias em Saúde e DECEN, são uma frente importante de controle da Dengue em Jaborandi. As equipes realizam visitas às residências, identificando os domicílios com a presença do mosquito transmissor e orientando os moradores sobre como eliminar os focos do mosquito e reconhecer os sintomas da doença.

O governo federal, estadual e municipal trabalha em conjunto para amenizar os impactos da Dengue, mas sem o engajamento da população no combate, não há sucesso. É fundamental que cada cidadão faça a sua parte e ajude a eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, contribuindo para a prevenção e o controle da doença.

Skip to content