Prefeitura implanta o programa “Remédio na medida certa”

“Chefe do executivo assinou nessa segunda-feira (10/05) , o Decreto n.° 1.406/2021 que regulamenta o fluxo para o fornecimento de medicações não inclusas no rol da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e Medicações de Alto Custo (SES-S/P), disponibilizadas de forma regular”

O prefeito Silvio Vaz de Almeida, assinou nessa segunda-feira (10/05), o Decreto Municipal de N.° 1.406/2021, que regulamenta o fornecimento administrativo de medicamentos no âmbito municipal, que não tem dispensação regular através da Farmácia do Centro de Saúde – III, pois não fazem parte do rol da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e que também não estão inclusas no rol de medicações de alto-custo, fornecidas via administrativa pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), através do Departamento Regional de Saúde V (DRS-V) .
Segundo o chefe do executivo municipal a iniciativa contemplada através do Programa Remédio na Medida Certa, visa atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a promoção e o uso racional de medicamentos junto à população e aos prescritores de forma a ampliar a base da população beneficiada, porém com maior eficiência do gasto público. Para nortear as ações previstas no Programa Remédio na Medida Certa, a administração municipal realizou no inicio do ano, o I Censo Municipal, mapeando 100% dos domicílios da zona urbana e rural, elencando as medicações de uso contínuo de cada morador, traçando o perfil epidemiológico da população jaborandiense. Ainda segundo técnicos da Secretaria Municipal da Saúde de Jaborandi, o planejamento da iniciativa incluiu apoio multidisciplinar de farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos que contribuíram para a criação de uma listagem única de medicamentos composta por 248 itens que compõem as principais demandas da assistência farmacêutica local.

Estamos abrindo em breve um certame licitatório para registrar o preço destes 248 medicamentos, facilitando desta forma o processo de compra, agilizando desta forma o processo de aquisição e dispensação destes fármacos a nossa população. Nosso objetivo é melhorar a qualidade do gasto público com a assistência farmacêutica, promovendo o uso racional das medicações de forma a ampliar a base da população atendida, com eficiência nos recursos financeiros empregados

finalizou o prefeito municipal Silvio Vaz de Almeida.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DECRETO N.° 1.406/2021: