SECRETÁRIA ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA DOSE DE REFORÇO CONTRA A COVID 19

“Dose de reforço do imunizante contra a Covid 19 deve ser aplicado com intervalo de 04 meses em relação a segunda dose”
A Secretária Municipal de Saúde de Jaborandi, Joice Aparecida da Silva, alertou na tarde desta terça-feira (04/01), a população sobre a importância da aplicação da dose de reforço para a prevenção a Covid 19, sobretudo em relação a variante Ômicron, que já apresenta transmissão comunitária em diversas cidades do Estado de São Paulo.
Segundo a titular da pasta da saúde em Jaborandi, aproximadamente 1.000 pessoas estão com o calendário vacinal atrasado e já poderiam ter tomado a dose de reforço, cujo intervalo deve ser de 04 meses em relação a segunda dose do imunizante.
“ Com a propagação da nova variante Ômicron, a melhor defesa contra todas as variantes virais que causam a covid-19 é completar o esquema vacinal e, depois de 04 meses, tomar uma dose de reforço. Estudos revelaram que pessoas não vacinadas têm cinco vezes mais chances de serem infectadas e 10 vezes mais chances de hospitalização ou óbito por covid-19 em relação as que completaram o esquema vacinal”, enfatizou Joice.
Ainda segundo a enfermeira e gestora da saúde os níveis de anticorpos de todas as vacinas aplicadas no país até o momento diminuem gradualmente e por isso a dose de reforço se faz necessária.
VACINAÇÃO CONTRA A COVID 19
Nas próximas semanas a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária a Saúde, farão um arrastão e busca ativa em diversos pontos para imunizar munícipes com o esquema vacinal atrasado.
A vacinação contra a Covid 19 continua na sede do ESF 02, sito à Rua Alexandre de Ávila Borges, 927, de terça a sexta-feira das 13h30 as 17h00 e as segundas em horário estendido das 13h30 às 20h00. Para ser imunizado é necessário a apresentação do Cartão de Vacinação e o CPF original.