Prefeitura de Jaborandi adquire nova bomba de infusão para hospital municipal Dr. Amadeu Pagliuso

Com essa aquisição, unidade hospitalar passa a contar com 3 unidades deste equipamento , para utilização na sala de urgência/emergência, leitos de suporte ventilatório e futuramente no centro cirúrgico

A Prefeitura Municipal de Jaborandi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu mais 01 bomba de infusão peristáltica linear. O novo equipamento da marca Samtronic, modelo: Icatu 3ED Classe II, reúne o que existe de mais moderno para a infusioterapia, garantindo segurança e erro menor que 5% durante a infusão de medicamentos para paciente sob restrição hídrica, além de oferecer proteção contra oclusão, bolha de ar entre outros e ser compatível com a utilização de equipos universais o que reduz o custo com insumos, durante a sua operação. Com essa aquisição o Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, passa a contar com 03 bombas de infusão peristálticas lineares.

O novo equipamento, foi instalado junto aos leitos de suporte ventilatório para pacientes acometidos com os sintomas mais graves da Covid 19, e que façam uso da ventilação invasiva orotraqueal. A Secretária Municipal de Saúde, Joice Aparecida da Silva explicou que o novo equipamento vem na hora certa, auxiliando no suporte de pacientes e infusão de drogas aos pacientes intubados, enquanto aguardam a liberação de leitos de terapia intensiva (UTI), via sistema de regulação estadual (CROSS). “Os leitos disponíveis de UTI, para internações de Covid 19, apresentam taxa de ocupação de 100%, a cerca de 30 dias no âmbito do Departamento Regional de Saúde V (DRS V). Desta forma a criação destes leitos de suporte ventilatório no Hospital Dr. Amadeu Pagliuso, para internações transitórias de pacientes com parâmetros para ventilação invasiva, foram fundamentais para salvar vidas”, enfatizou a enfermeira e titular da pasta da saúde.

O novo equipamento foi adquirido com recursos próprios do munícipio e custou R$ 7.199,00. Segundo a responsável técnica do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, Paula Brunhera Kinoshita, esse equipamento é fundamental em diversos ambientes da rotina hospitalar, como: emergência, centro cirúrgico, recuperação anestésica, leitos de suporte ventilatório entre outros. Ainda segundo a enfermeira as principais aplicações clínicas das bombas de infusão são a manutenção dos níveis de fluidos no corpo durante e após as cirurgias, a nutrição parenteral em pacientes pediátricos e auxílio da administração de drogas