Estudantes da rede pública escolhem democraticamente o novo uniforme

Uma iniciativa pioneira da Secretaria de Educação em conjunto com a Secretaria de Comunicação e Governo Digital, mais de 360 alunos e pais participaram da votação online para escolha dos novos uniformes.

Entre os dias 13 e 16 de Maio, estudantes e pais de alunos de toda a rede pública foram convidados a participar de uma votação online para escolher o design do novo uniforme da rede municipal. Os participantes puderam interagir por meio de um formulário online integrado a uma base de dados que atualizava a votação em tempo real, além disso os uniformes foram mostrados de forma realística e tridimensional, afim de retratar com máxima precisão a realidade.

Os Resultados

Ao todo, participaram 360 pessoas entre alunos, pais e mães e funcionários da rede pública de ensino. Abaixo a relação gráfica dos participantes:

Todas as escolas foram informadas e convidaram seus relativos a participarem, abaixo a relação de participação de cada instituição:

Finalmente, dentre as diversas opções formuladas por vários funcionários ligados a educação e governo, os participantes escolheram a variação “Cinza e Verde”, como elucidado nos resultados abaixo:

O uniforme escolhido

A variação mais votada foi a “Cinza e Verde”. Segundo apurado nos “comentários adicionais” do formulário, além do design, a facilidade de limpeza e a leveza desse tipo de tecido cinza foram fatores decisivos na escolha dos pais e alunos que votaram. Abaixo a representação gráfica realista do futuro uniforme: