Ballet Gratuito Encanta Crianças em Jaborandi: Uma Iniciativa que Transforma Vidas

A cidade de Jaborandi, tem experimentado uma verdadeira revolução artística e cultural, graças a um programa inovador que oferece aulas de ballet gratuitas para crianças. Esta iniciativa, que tem conquistado os corações das famílias locais, começou com uma conversa casual e rapidamente se transformou em uma fonte de alegria e desenvolvimento para as pequenas bailarinas da cidade.

A ideia por trás do programa nasceu da necessidade de trazer a beleza da arte do ballet para as crianças de Jaborandi. A fundadora do projeto (Professora Cristiane Biage), que tem experiência no ensino do ballet, conversando com uma mãe na saída da Natação da escola Olinto, expressou sua saudade e desejo de encontrar aulas de ballet para sua filha. A mãe informou que não havia profissionais de ballet na cidade, o que acendeu uma luz de esperança. Decidida a tornar esse sonho realidade, a fundadora decidiu buscar apoio junto aos órgãos públicos e, obteve sucesso imediato. As aulas de ballet são estruturadas com base em dois pilares fundamentais: foco e disciplina. Esses elementos são transmitidos às crianças por meio de técnicas de ballet lúdico. Ao contrário do ballet tradicional, que muitas vezes envolve exercícios repetitivos, o programa de Jaborandi incorpora elementos lúdicos que atraem as crianças, tornando a dança não apenas uma disciplina, mas também uma paixão.

As aulas de ballet são realizadas em locais especialmente preparados para a prática, incluindo a Cieb, onde fica o Cinema (C- Tech), a Brinquedoteca da Escola Olinto e a Brinquedoteca da EMEI Sforcini. O prefeito Silvio Vaz demonstrou grande apoio ao projeto, garantindo que os equipamentos necessários, como barras e espelhos, sejam disponibilizados em breve.As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, proporcionando uma rotina regular de atividade para as crianças. Os horários foram cuidadosamente planejados para não interferir nas outras atividades que as crianças já têm na cidade. As turmas são divididas em diferentes faixas etárias, com aulas variando de 50 a 60 minutos, dependendo da idade, e atualmente atendendo quase 160 bailarinas.

Mas por que o ballet foi escolhido como forma de arte para ser ensinada às crianças de Jaborandi? Segundo a fundadora do programa, o ballet a escolheu. Além disso, muitas mães e avós na cidade tinham o sonho de praticar ballet em sua infância, mas não tiveram a oportunidade. O ballet não é apenas uma forma de expressão artística, mas também contribui para o bem-estar físico e emocional das crianças. Algumas famílias já notaram melhorias significativas na ansiedade de suas filhas desde o início das aulas. O programa de Ballet gratuito tem sido calorosamente recebido pela comunidade de Jaborandi. O ballet é uma arte que pode ser caro de se praticar em cidades maiores, mas graças ao apoio da prefeitura, as famílias locais têm a oportunidade única de ver suas filhas explorarem seu potencial artístico. A promoção do programa tem sido principalmente orgânica, com os próprios pais se tornando embaixadores entusiásticos do ballet, compartilhando vídeos das aulas nas redes sociais. A repercussão tem sido tão grande que as turmas estão lotadas, e as inscrições para 2024 já estão sendo aguardadas ansiosamente. Por fim, a sustentabilidade do programa depende da colaboração de diversos setores: a eficiência da rede pública, o suporte da professora para ministrar as aulas e o apoio contínuo dos pais na jornada de suas filhas na dança. Juntas, essas peças-chave asseguram que o ballet gratuito continue a encantar e transformar a vida das crianças em Jaborandi.