Unidos contra a Dengue!

No dia 30 de janeiro de 2023 se deu o início da ação de Intensificação e eliminação de focos do Aedes aegypti pela cidade. A intensificação foi uma iniciativa de uma equipe que dialogou com o prefeito e a secretaria da saúde, onde ocorreu uma conferência em que foi passado a situação epidemiológica e cedido apoio do prefeito junto a secretaria da saúde.

A equipe Decen que já trabalha com intensificação de busca de criadouros do mosquito com eliminação de focos está na ativa dessa ação com 6 colaboradores contratados em caráter emergencial. Nessa ação há 2 agentes de controle de endemias, 2 contratados pelo programa municipal, um supervisor e uma enfermeira. Os agentes chegam ao domicilio, explicam o que está acontecendo para que o morador autorize a entrada dos executores que iniciarão a busca junto aos supervisores.

-> O Mapeamento geográfico auxilia os técnicos do DECEN a mapearem áreas de maior incidência de casos, tratando-as como prioridades de maior risco.

 

E como podemos nos prevenir?

A principal prevenção é feita através da eliminação de criadouros. O uso de repelentes, telas, mosquiteiros e inseticidas são ações indicadas pela Joelma durante as infestações dos mosquitos.

´´ Confesso que não esperávamos tantos criadouros´´

                                                                                                                                                                                                                          considera Joelma (enfermeira da vigilância em saúde).

Na ação foi encontrado 8 criadouros considerado um número elevado. Atualmente a situação epidemiológica é de 12 casos notificados; 2 negativos; 8 positivos e 2 suspeitos.

 

Skip to content