Secretária da Saúde alerta para iminência do colapso do sistema de saúde regional

“Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid 19 analisa dados regionais e o avanço da pandemia no estado  preocupa autoridades”
O prefeito municipal de Jaborandi, Silvio Vaz de Almeida participou de reunião na manhã desta quarta-feira (03/03) com equipe do Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid 19. Durante a reunião foram analisados o avanço da transmissão da infecção a nível regional e o aumento da taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva que atingiram 96,9% de taxa de ocupação no âmbito do Departamento Regional de Saúde V (DRS V).
Entre as ações elencadas estão a intensificação da fiscalização das atividades consideradas não essenciais conforme regulamentação do Decreto Municipal 1.375/2021, viabilidade da manutenção do funcionamento do Centro de Enfrentamento da Covid 19, instalado na UBS João Paulo Pires da Silva, nova estrutura montada para intubação de pacientes positivados ou suspeitos de infecção pela Covid 19, estoque de contingência de insumos e materiais hospitalares e farmacológicos no Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, entre outras ações visando garantir condições da estrutura da rede municipal de saúde frente ao avanço da pandemia.
“ Vivemos uma situação crítica com a maior estrutura hospitalar que é a do Estado de São  Paulo, a beira do colapso. A nível regional os leitos de terapia intensiva no âmbito do Departamento Regional de Saúde V (DRS V), atingindo 96,9% de taxa de ocupação. Diante deste quadro reiteramos a nossa população que reforce as atitudes de distanciamento social, esta e a única forma de diminuir a transmissão e circulação do vírus enquanto a vacinação não atingir cerca de 70% da nossa população”, enfatizou a titular da pasta da saúde, Joice Aparecida da Silva.