EQUIPES DO CRAS E PIAF REALIZAM PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL E SETEMBRO AMARELO

No mês dedicado à prevenção ao suicídio, as equipes deram total atenção ao tema e aconselharam as famílias sobre a importância da saúde mental.

Todos meses as equipes do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e PIAF (Plano Integrado de Assistência Familiar), buscam trazer assuntos de interesse das famílias para serem abordados,  através escuta e orientação. Com  o objetivo de contribuir para a prevenção e também trazer informações necessárias para o fortalecimento das famílias,  visando sempre a garantia dos direitos de acesso da população  às políticas sociais.

Setembro Amarelo, foi o tema abordado nesse início de mês, reforçando a importância da prevenção  ao suicídio através da valorização da vida. Além da abordagem necessária sobre o assunto, foi passada uma dinâmica para os familiares, fixando a importância de se estarmos sempre atentos aos filhos e familiares.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda. O movimento Setembro Amarelo tem por objetivo chamar a atenção para a prevenção ao  suicídio.

A Assistente Social, Natalia Marçon e o Orientador Social, Natan Henrique realizaram esse trabalho nos dias 02 e 03 de setembro.

 

Skip to content