Jaborandi celebra marco na saúde: Prefeitura entrega novo Raio X digital e ampliação do Centro de Diagnóstico

A população de Jaborandi, está prestes a receber uma importante conquista na área da saúde. No próximo dia 2 de junho, às 16h00, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a solenidade de inauguração das obras de ampliação e revitalização do Centro de Diagnósticos “Dr. Pinotti”, além de realizar a entrega de um novo equipamento de Raio X digital. Esse investimento de R$ 323 mil representa o fim de uma espera de 34 anos pela realização de exames de diagnóstico de imagem na cidade.

O moderno equipamento de Raio X Digital DR, modelo Apolo D, da marca VMI, foi adquirido em 2022 e aguardava a conclusão das obras de ampliação e reforma do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso para ser instalado e entrar em funcionamento. O prefeito Silvio Vaz de Almeida, acompanhado do vereador Eduardo Atavila dos Santos e da Secretária Municipal de Saúde, Idalina Pereira dos Santos Davanço, visitaram o local na tarde desta segunda-feira (08/05) para verificar o andamento dos serviços.

A instalação do novo equipamento exigiu a ampliação do Centro de Diagnóstico Dr. Pinotti, com a construção de duas novas salas e sanitários com área superior a 45 m², além da instalação de entrada de energia com transformador próprio para alta tensão. O investimento total foi de R$ 323.000,00, sendo que R$ 200.000,00 foram provenientes de recursos estaduais, através de uma emenda parlamentar indicada pelo Deputado Estadual Rafael Silva (PSB), com o apoio do vereador Eduardo Atavila dos Santos.

O prefeito Silvio Vaz ressaltou a importância desse investimento para a saúde de Jaborandi, enfatizando que ele representa o fim de uma espera de 34 anos. Ele destacou: “Estou extremamente feliz com essa conquista para a nossa querida Jaborandi. Ela representa o fim de uma espera de 34 anos que remonta à inauguração do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, no final da década de 80. Com esse investimento, traremos a precisão diagnóstica que os médicos necessitam para o tratamento de pacientes, tanto internos no Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, quanto pacientes externos que não precisarão se deslocar até Barretos ou outras unidades de referência para realizar os exames”.

Nesta primeira fase, o novo equipamento de Raio X digital funcionará durante 20 horas semanais. A demanda será cuidadosamente analisada, e, se necessário, o horário de funcionamento poderá ser ampliado em uma segunda fase.

A Secretária Municipal de Saúde, Idalina Pereira dos Santos Davanço, destacou que o investimento trará agilidade na realização de exames e contribuirá muito para a precisão dos diagnósticos médicos, auxiliando os profissionais nas condutas e terapias adotadas na unidade hospitalar.