Uma antiga reivindicação dos Jaborandienses será finalmente atendida – O Lago municipal será readequado afim oferecer lazer seguro durante a noite

Um dos cartões postais mais famosos da cidade receberá luzes LED de alta potência em toda sua extensão, tornando-o um lugar mais seguro e agradável durante a noite.

No dia 13 de maio a prefeitura anunciou a implantação de luminárias LED de alta potência em diversos pontos da cidade, na oportunidade, abriu-se um questionário em que os cidadãos poderiam indicar pontos que carecem de iluminação na cidade. Das mais de 100 indicações realizadas pelos munícipes, quase a metade incluía o lago municipal.
A reinvindicação por melhorias na usabilidade noturna do lago é antiga, há bastante tempo os munícipes se queixam de luzes queimadas, postes danificados, mato alto e diversos outros problemas que colocam em risco a integridade dos usuários do local. Há pouco menos de 4 anos algumas luzes já haviam sido trocadas, porém as luzes que foram instaladas não forneciam a potência suficiente para suprir a necessidade do local, além disso, o mato alto facilitava a propagação de animais peçonhentos, tornando o lago um local potencialmente perigoso durante a noite.
Na última segunda-feira (13), equipes do almoxarifado iniciaram uma operação para readequar quase 40 luminárias em toda a extensão do lago municipal, a nova iluminação contará com a tecnologia LED de altíssimo rendimento, que atingirá até 100w led em determinados pontos (equivalente a 9.500 lumens, suficiente para iluminar um cômodo com a mesma intensidade do sol da manhã). Além disso, diversas árvores que interferiam na propagação da luz serão podadas e a grama ao seu redor está sendo constantemente aparada, afim de garantir um local de boa visibilidade e livre de animais peçonhentos.

O Diretor Municipal de Obras André Luiz Mansine comentou sobre a importância dessa readequação:

Em varias ocasiões os munícipes me perguntavam sobre o lago, sempre indagando que nosso maior cartão postal não podia continuar naquela situação de abandono. Muitas pessoas querem poder fazer atividades, passeios e até exercícios por lá, mas a baixa iluminação e o mato alto que encontramos no início da administração formavam as condições ideiais para propagação de animais peçonhentos. Com essa readequação, finalmente poderemos voltar a usar o lago com confiança e segurança, durante o dia, ou durante a noite.

Finalizou André Mansine