Leitos de suporte ventilatório criados no Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso são destaque na imprensa regional

Iniciativa da atual administração, visa dar suporte temporário para pacientes acometidos com a Covid 19, diante da escassez de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nas unidades hospitalares de referência

O munícipio de Jaborandi, foi destaque no Jornal da EPTV Ribeirão Preto – SP , cuja matéria tratou sobre as ações de enfrentamento à Covid 19, que as administrações municipais estão implantando frente ao recrudescimento da pandemia no pais.
A equipe do telejornal conheceu de perto a iniciativa da administração municipal em parceria com a gestão da saúde que viabilizou à implantação de 02 leitos de suporte ventilatório para terapia de pacientes acometidos com a Covid 19 e com parâmetros para a realização do procedimento.

Secretaria de saúde Joice Ap. da Silva em entrevista à EPTV

A Secretária Municipal de Saúde, Joice Aparecida da Silva explicou que a iniciativa se fez necessária diante da escassez de leitos de terapia intensiva nos hospitais de referência regionais com sede respectivamente em Barretos, Bebedouro e Olimpia no âmbito do Departamento Regional de Saúde (DRS V), que abrange um total de 18 munícipios. “ Os leitos de suporte ventilatório não substituem toda a estrutura de equipamentos e pessoal que uma unidade de terapia intensiva oferta, porém garantem o suporte transitório de pacientes enquanto aguardam a liberação de leitos de UTI via regulação estadual através da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), enfatizou a titular da pasta da saúde. Ainda segundo Joice para a montagem dos 02 leitos extras a atual administração investiu e viabilizou através de doação junto ao Ministério da Saúde (MS), na aquisição de 02 ventiladores pulmonares estacionários, 04 camas hospitalares elétricas e 01 aparelho de gasometria point of care com resultado imediato.
A gerente de enfermagem, Paula Kinoshita enfatizou também na oportunidade que os leitos de terapia intensiva, encontram-se com lotação de 100% a mais de 20 dias na área de abrangência do DRS V, destacando também a solidariedade entre os munícipios diante da escassez de medicamentos do chamado kit intubação.

Gerente do hospital Paula Kinoshita em entrevista à EPTV

Diante da sobrecarga no sistema hospitalar o prefeito Silvio Vaz, apoiou de imediato a iniciativa de dotar o nosso hospital com a infraestrutura para o suporte transitório de pacientes com necessidade de ventilação seja ela invasiva ou não invasiva

relatou a enfermeira.