Jaborandi será a primeira cidade da região a ter praia artificial pública

A praia artificial já está sendo construída e será apenas uma parte do complexo turístico que será construído nas proximidades do lago municipal.

Ná ultima terça-feira (20), a prefeitura de Jaborandi iniciou as obras que darão vida a um grande projeto que transformará Jaborandi em um município de interesse turístico (MIT). Nesta primeira etapa, a atual área do lago municipal será transformada em uma praia artificial pública, sendo esta a primeira e única praia pública da nossa microrregião de Barretos.

Para realizar a obra, o almoxarifado municipal mobilizou diversos homens, além de dragas, tratores e outros equipamentos. Foram necessários 2 dias para drenar a água do lago, afim de se prosseguir com um criterioso desassoreamento e posteriormente a compactação do solo, que finalmente criará as condições ideais para que se coloque a areia de praia. Além disso, outras obras estão sendo feitas nas galerias que cercam o lago, afim de evitar que detritos, poeira e restos orgânicos voltem a poluir o local novamente.

A expectativa é criar condições para que Jaborandi seja reconhecida como um município de interesse turístico (MIT), para isso a prefeitura construirá um complexo turístico na área que atualmente compreende o lago e as áreas esportivas. Todas as quadras, campos e piscinas do antigo complexo esportivo serão reformadas e ampliadas afim de prover um centro de esportes e lazer de excelência. Além disso, será construído um parque botânico abrangendo diversas espécimes da flora nativa da região, espelhando-se em famosos jardins botânicos como o de Curitiba. Ainda no lago, será construído um museu a céu aberto, que irá tratar de diversos aspectos da cultura sertaneja, desde culinária típica até festas, cerimônias, itens de colecionadores e outros artefatos.

Na ocasião o prefeito Silvio Vaz aproveitou para explicar melhor sobre o projeto:

Jaborandi tem um imenso potencial turístico inexplorado, temos um dos melhores pontos de pesca turística da região, temos produtores de cachaça artesanal, restaurantes de comida típica sertaneja, temos muitos atrativos! Seremos a primeira e única cidade da região que conta com uma praia artificial gratuita e aberta à população, mas isso é só o começo de algo maior, muito maior.

Elucidou Silvio, em tom otimista.