Andamento do Projeto Casas dos Meus Sonhos em Jaborandi

O “Projeto Casas dos Meus Sonhos” em Jaborandi, que tem como objetivo construir 19 unidades habitacionais em terrenos doados pela prefeitura para atender a famílias em situação de carência, segue em andamento, onde teve o início do convênio assinado em junho de 2022.

A primeira etapa do projeto concentra-se na construção de 9 dessas unidades. Para viabilizar a construção, o projeto obteve os materiais necessários por meio de um convênio com a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Jaborandi contribui com a doação dos lotes de terreno e fornece mão de obra própria para a construção.

As unidades habitacionais em construção possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e garagem, com estruturas em alvenaria e cobertura de laje de concreto. Cada casa é equipada com células fotovoltaicas para a geração de energia sustentável e é projetada com acessibilidade em mente.

Até o momento, três casas foram entregues, enquanto outras três estão em fase de construção. A conclusão das restantes 13 unidades habitacionais estão condicionadas à obtenção dos recursos necessários pela prefeitura para a aquisição de materiais de construção.

A seleção das famílias beneficiadas não ocorre por sorteio ou escolha, mas sim de acordo com critérios sociais estabelecidos em um decreto municipal. Pontuações são atribuídas com base em diversos fatores, como o número de filhos, a presença de crianças com necessidades especiais, a renda familiar e o tempo de residência no município. À medida que as casas são concluídas, as famílias com maior pontuação são selecionadas para receber as moradias.

Além da construção das casas, o projeto inclui a reforma de habitações para famílias em situação de vulnerabilidade. As construções ocorrem em terrenos baldios da prefeitura, contribuindo para o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.

Destaca-se a participação ativa dos jovens do “Projeto Curumin” na construção das casas, demonstrando o impacto positivo da iniciativa na comunidade de Jaborandi. A parceria com a Secretaria de Estado da Habitação fortalece ainda mais o projeto, permitindo a realização do sonho da casa própria para diversas famílias necessitadas.