[ad_1] JABORANDI INVESTE EM EDUCAÇÃO PARA TORNAR-SE POLO FORMADOR DE PROGRAMADORES DE INFORMÁTICA

” Novo polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), está sendo instalado no Centro Integrado de Educação Básica (CIEB) , ao lado do Fablab um espaço maker criado em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). EMEF Arcanjo Gabriel ganha laboratório de informática com 25 novos computadores”

O prédio que abriga o Centro Integrado de Educação Básica (CIEB), inaugurado a cerca de 17 anos, e que por décadas estava com o espaço subaproveitado será sede do polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), que ofertará Educação à Distância (EAD), através de curso de graduação na área de programação. O novo curso ofertará 30 vagas e os alunos devidamente matriculados poderão acessar as aulas virtualmente de suas residências, ou frequentarem o polo presencialmente, através de 21 modernos computadores de última geração, salas climatizadas e projetores de alta definição, adquiridos pelo munícipio para essa finalidade.

Além da sede do polo da UNIVESP, o Centro Integrado de Educação Básica (CIEB), abrigará um espaço maker, com a instalação do primeiro Fablab, dotado de impressoras 3D, e demais equipamentos sob a supervisão do Serviço Social da Indústria (SESI). Será o primeiro Fablab do estado de São Paulo, ligado à rede municipal de educação. ” A cultura maker é um capítulo dentro da Educação 4.0, através de um processo de busca de soluções educacionais para o futuro, diante do movimento internacional das rápidas mudanças nos empregos e funções. Reitero também que um estudo recente, apresentado no Fórum Mundial, indica que até 65% das funções e profissões atuais desapareceram ou serão trocadas por outras no período de formação dos alunos que ingressam no ensino infantil”, enfatizou o prefeito municipal.

Outro importante investimento realizado pelo munícipio na educação e nos processos de inclusão digital e acesso a tecnologia, foi a instalação do Laboratório de Informática na EMEF Arcanjo Gabriel, com 25 novos e modernos computadores e mobiliário ergonomicamente projetado para o novo espaço educacional. “Estamos investindo pesadamente no acesso dos alunos da rede municipal de educação a tecnologia e a inovação como forma de capacitar nossos adolescentes desde o ensino fundamental, garantindo oportunidades aos mesmos para que ingressem no mercado de trabalho da área de Tecnologia da Informação (TI), que cresce de forma exponencial com previsão de criação de 797 mil novas vagas até 2025, só no Brasil”, apontou o prefeito Silvinho em tom otimista.