ENTREGA DO NOVO CIAF, REITERA O COMPROMISSO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO COM UMA SAÚDE DE QUALIDADE, AFIRMA SILVINHO

” Prefeitura Municipal de Jaborandi entregou na ultima sexta-feira (03/12), obras de reforma de anexo do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, que abriga o novo Centro Integrado de Assistência Farmacêutica (CIAF), com área construída de aproximadamente 253,00 m².”

A Prefeitura Municipal de Jaborandi, entregou na tarde da última sexta-feira (03/12), as obras de reforma de anexo do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, com área construída de aproximadamente 253 m², que abriga o novo Centro Integrado de Assistência Farmacêutica (CIAF). A qualidade da execução da obra da nova unidade de saúde, chamou a atenção de todos os presentes na solenidade de inauguração. Segundo a prefeito municipal, Silvio Vaz de Almeida, a obra do CIAF, faz parte do novo padrão construtivo e arquitetônico que a atual administração pretende implantar em toda a área remanescente do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, incluindo todo o anexo das áreas de internação, consultórios, enfermarias, serviços e também no laboratório municipal que abrigará 02 novas salas destinadas a implantação de 01 Aparelho Digital de Raio X e 01 Aparelho de Exames de Ultrassonografia, que serão adquiridos no próximo ano.
A solenidade de inauguração foi comandada pela enfermeira e responsável técnica do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, Paula Brunhera Kinoshita. A cerimônia foi aberta pelas bênçãos do pároco Luiz Fernando. Na sequência fez o uso da palavra a Secretária Municipal de Saúde, Joice Aparecida da Silva, que elencou as grandes conquistas nos primeiros 10 meses de administração, que contemplaram a aquisição de modernos equipamentos e mobiliários para o Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, possibilitando ofertar a população infraestrutura adequada de hotelaria para internações, além de maior precisão nos diagnósticos e suporte ventilatório invasivo e não invasivo a pacientes, sobretudo no auge da pandemia do Covid 19, onde graças ao suporte implantado em tempo recorde, diversas vidas foram salvas. Na sequência a titular da pasta da saúde elencou a importância da entrega para a assistência farmacêutica do munícipio que a décadas necessitava integrar em único espaço físico esse serviço. “Quero aqui ratificar que em 10 meses a rede municipal de saúde de Jaborandi avançou muito; esses avanços só foram possíveis graças a sensibilidade do prefeito Silvinho e a união de toda a equipe da saúde em todos os níveis desde a médica complexidade, atenção especializada, atenção primária a saúde e vigilância em saúde e setor administrativo, que não mediram esforços para construir uma saúde cada vez mais acessível, universalizada, resolutiva e integral a nossa população”, enfatizou Joice. Ainda segundo a enfermeira e gestora da saúde, além do investimento em obras, a atual administração preocupa-se com as pessoas e ampliou significativamente os gastos com aquisição de medicamentos seja os inclusos no rol da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), além do fornecimento de medicamentos via administrativa e judicial que fazem parte dos componentes Estratégico e Especializado e que mesmo fazendo parte dentro das responsabilidades tripartites de financiamento da união e do estado, vêm recebendo investimentos com recursos próprios do munícipio; ” Prova desta responsabilidade com a saúde da nossa população estão nos números, onde foram gastos mais 8,32% na aquisição de medicamentos contemplando todos os componentes da assistência farmacêutica, em relação ao mesmo período do ano anterior”, finalizou Joice.
Na sequência o vereador e presidente da Câmara Municipal de Jaborandi, André Junqueira enfatizou o orgulho como representante do poder legislativo em poder contribuir com seu apoio a importante conquista.

” Essa obra deve ser motivo de orgulho para todo o jaborandiense, seja pela qualidade empregada na sua construção, seja pelo que representa integrando em único espaço toda a assistência farmacêutica que antes estava dispersa em vários prédios da rede municipal de saúde”, destacou André.
O prefeito Silvio Vaz de Almeida encerrou a solenidade na qual fez questão de agradecer a toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Obras e Serviços Urbanos e do Departamento de Engenharia, que num esforço multidisciplinar entregaram uma obra do porte do novo CIAF. Também durante seu pronunciamento o chefe do executivo, destacou o empenho da 1° dama, Heloísa Daher de Camargo Vaz de Almeida, que de forma voluntária participou de cada etapa da obra, desde definição de cores, materiais, paisagismo e iluminação. Na sequência o chefe do executivo destacou sua preocupação com a saúde da população e com as ações preventivas desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária á Saúde (APS), Esporte, Assistência Social e Educação. ” Queremos dar a nossa população qualidade de vida e qualidade de vida significa fortalecer de forma integrada as ações de promoção e prevenção a saúde, e não só investir na medicina curativa. Por isso estamos fazendo uma revolução em todas crucias para a qualidade de vida da nossa população, mapeando focos de vulnerabilidade, pois só uma população sadia, com qualificação educacional e profissional pode ser transformada” enfatizou Silvinho, momento no qual foi bastante aplaudido pelo público presente.
Centro Integrado de Assistência Farmacêutica (CIAF)
As obras para a instalação do Centro Integrado de Assistência Farmacêutica (CIAF), foram realizadas em anexo construído em 1996 durante o primeiro mandato do prefeito Silvio Vaz de Almeida. As obras contemplaram a substituição de 252,70 m² de forros de madeira por lâminas de PVC, retirada de 166,0 m² de piso em material sintético (vinílico), execução de piso em granilite moldado no local em 166,0 m², substituição de esquadrias de madeira e metálicas, por esquadrias de alumínio e vidro temperado, construção e reforma de 05 novos sanitários, revisão completa das redes elétrica e hidráulica, construção de novo pórtico de entrada estruturas metálicas auxiliares, permitindo o acesso independente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pela Rua Dr. Amadeu Pagliuso, n° 480, com total acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. ” Centralizar esse serviço é de suma importância para a rede local do Sistema Único de Saúde (SUS), dando mais dignidade a nossa população reunindo em um único local toda a dispensação de medicamentos, além da triagem via assistente social, gerando maior eficiência nos processos, otimizando tempo e recursos financeiros”, enfatizou o prefeito Silvinho.