AVANÇO DA DENGUE PREOCUPA AUTORIDADES SANITÁRIAS DE JABORANDI

[ad_1] AVANÇO DA DENGUE PREOCUPA AUTORIDADES SANITÁRIAS DE JABORANDI

” Período chuvoso contribui para formação de criadouros do Aedes aegypti. Munícipio registrou 1° caso de contaminação pelo mosquito transmissor nesta semana”

A Prefeitura Municipal de Jaborandi, através do Departamento de Controle de Endemias (DECEN), registrou na última semana o primeiro caso de paciente contaminado pela dengue. Segundo o servidor Ursino José de Lima, Diretor do Centro de Saúde – III, até esta terça-feira (08/02), o munícipio de Jaborandi acumula 11 notificações de casos de Dengue, sendo 06 casos descartados, 04 aguardando resposta do exame sorológico enviado para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), e um caso já positivado.
O encarregado do Departamento de Controle de Endemias (DECEN), Pedro Rodrigues Vieira também demonstrou preocupação com o avanço das contaminações sobretudo em virtude do período chuvoso que deve se estender até o mês de março. Ainda segundo o servidor, a equipe pretende realizar um novo arrastão na semana de 14/02 a 18/02, caso as condições climáticas permitam. ” Nossa intenção é eliminar a maior quantidade possível de criadouros do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, chikungunya, zyka e febre mayaro, por isso caso não ocorra chuvas fortes estaremos promovendo com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Departamento de Obras e Serviços Urbanos, um novo arrastão a exemplo do último realizado entre os dias 08 e 12 de novembro de 2021″, destacou o encarregado do DECEN. Ainda segundo Pedro, as equipes de campo, formadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE), estão enfrentando dificuldades para acessar alguns imóveis devido a resistência de moradores. “O trabalho de prevenção, monitoramento, conscientização e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, exercido pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE), é fundamental para que o munícipio não sofra com novas epidemias de dengue e para isso a população deve apoia-los” , finalizou o encarregado do DECEN.