[ad_1] JABORANDI SUSTENTÁVEL: INICIATIVA PIONEIRA DO PODER PÚBLICO COMEÇA A APRESENTAR BONS RESULTADOS

” Iniciativa pioneira da administração municipal unificam ações sustentáveis nas áreas: ambiental, agricultura, abastecimento, geração de emprego e renda, além da segurança alimentar”

O Projeto Jaborandi Sustentável, implantado recentemente pela administração municipal, com objetivo de unificar e fortalecer áreas cruciais como: Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Geração de Emprego e Renda e a Segurança Alimentar, de forma inédita começa a apresentar os seus primeiros resultados práticos com a viabilização da implantação de 700 conjuntos de lixeiras com investimento de cerca de R$ 159.800,00.
O prefeito Silvio Vaz de Almeida, vistoriou a entrega das lixeiras que serão distribuídas em todos os quarteirões da malha urbana com o objetivo de viabilizar a coleta seletiva de materiais e resíduos sólidos a serem reciclados pelos catadores. O lixo reciclável será recolhido, separado, classificado e destinado pela cooperativa de coletadores e recicladores, que está sendo criada no munícipio. Segundo o prefeito serão distribuídos pela cidade, três por rua/quarteirão. No conjunto uma das lixeiras será de cor verde, para os lixos recicláveis (vidro, plástico, papelão) e a outra de cor amarela para os lixos orgânicos, que continuarão a ser coletadas diariamente pela equipe do Departamento Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
” Apenas no Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são geradas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo é reciclado. Por esse motivo, pensando nas futuras gerações, a administração municipal de Jaborandi vem trabalhando para viabilizar a proposta do lixo ser descartado separadamente em lixeiras específicas, para que haja então uma coleta seletiva e uma correta destinação destes resíduos, fortalecendo a geração de emprego e renda através do cooperativismo, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental”, finalizou o prefeito municipal, Silvio Vaz de Almeida.

Fases do Projeto

1° Implantação de Lixeiras Verde e Amarelas – implantação de 700 pares de lixeiras que serão distribuídos pela cidade, três por rua/quarteirão. Uma delas (de cor verde), será para os lixos recicláveis (vidro, plástico, papelão) e a outra (de cor amarela) para os lixos orgânicos;

2° Criação da Cooperativa de coletadores e recicladores – com o apoio do SEBRAE-SP, o município está fomentando o cooperativismo ao unir empresários do ramo da coleta seletiva e coletadores a fim de profissionalizar seus ofícios e gerar mais renda. Além disso, o município aprovou lei que sede vestimenta, equipamentos de proteção individual (EPIs), carrinho de coleta e material visual a todos coletadores do programa;

3° Implantação da Usina de reciclagem – o município será parceiro da cooperativa com a compra e cessão de uso dos equipamentos de uma usina de reciclagem a ser construída no aterro sanitário local, para onde serão destinados os resíduos sólidos recicláveis;

4° Implantação de Composteira e minhocário – o lixo orgânico será destinado para uma composteira em sítio municipal distante aproximadamente 1,5km da entrada da cidade. O humus será utilizado para nutrir as hortas urbanas e as minhocas serão produto de comercialização e geração de renda para o mercado pesqueiro, forte na região da Bacia do Baixo Pardo Grande, da qual fazemos parte;

5° Criação das Hortas Orgânicas Municipais – fomentando o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo, o município elaborou e aprovou lei que sede espaços públicos para usufruto da população para produção de alimentos. Jovens Aprendizes estão aprendendo o ofício de olericultores enquanto recebem bolsas e acompanhamento pedagógico e psicológico. Uma dessas hortas já está implantada em área próxima ao Ginásio Municipal de Esportes Benedito Francisco dos Santos.