[ad_1] JABORANDI GANHA 1º FABLAB VINCULADO AO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

” Com investimento de aproximadamente R$ 430 mil, Prefeitura Municipal de Jaborandi, entregou na última sexta-feira (08/04), o 1° FABLAB, disponível para a capacitação de alunos regularmente matriculados no ensino infantil e fundamental da rede municipal de educação”

A rede municipal de educação de Jaborandi, ganhou na ultima sexta-feira (08/04), o 1° Fablab, disponível para aprendizado de alunos matriculados na rede municipal de educação do Estado de São Paulo. Instalado no prédio que abriga o Centro Integrado de Educação Básica (CIEB), o Fablab, consiste num espaço maker, dotado de impressoras 3D, 20 computadores de alto rendimento, 04 drones, ferramentas de precisão e demais equipamentos num espaço totalmente climatizado sob a supervisão do Serviço Social da Indústria (SESI),
A solenidade de inauguração, contou com a presença de alunos da rede municipal, professores (as), diretoras de unidades escolares, servidores públicos, munícipes além de representantes do SESI. O poder executivo foi representado , pelo prefeito municipal, Silvio Vaz de Almeida, pela Secretária Municipal de Educação, Silvia Helena Nogueira Caldas Junqueira Franco, pelo Secretário de Comunicação e Governo Digital, Steffan Diorgy S. Vernillo, pelo Secretario de Governo, Rodrigo C.V. Almeida e também pela Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandra Regina Vianna. Já o poder legislativo foi representado pelos vereadores: André Luis Grechi Junqueira, Antônio Luiz de Lima Junior, Douglas da Silva Souza e Marcelo Fernando Colosi.
A cerimônia de inauguração, foi comandada pelo Secretario de Governo, Rodrigo C. Vaz de Almeida, que na oportunidade fez questão de mencionar o trabalho multidisciplinar para que aquele sonho pudesse se transformar em realidade, reiterando o compromisso da atual administração com políticas publicas estruturantes, que passarão a ser políticas de estado ultrapassando a ação de um programa de governo. ” A importância deste investimento que realizamos aqui, próximo a R$ 430 mil e a relevância desta ação para a qualificação dos nossos alunos no contraturno escolar, terá impacto nas próximas décadas, portanto supera o programa deste governo e terá reflexos positivos nas próximas administrações, tornando-se desta forma uma política pública de estado, que visa transformar a vida de nossos cidadãos através da educação e da qualificação extracurricular de alta qualidade”, enfatizou o titular da pasta de Governo. O Secretário Rodrigo aproveitou a oportunidade ainda, para agradecer ao esforço do Secretario de Comunicação e Governo Digital, Steffan D.S. Vernillo, que foi fundamental na concretização daquele espaço. ” Não posso aqui deixar de realizar meus agradecimentos especiais ao Steffan, nosso mestre da inclusão digital, que sempre sonhou conosco esse projeto e esteve encabeçando-o desde quanto era uma ideia a ser implantada em nosso programa de governo e com muita garra e determinação conseguiu implanta-lo, com o apoio integral de outros departamentos da administração municipal”, finalizou Rodrigo.
Na sequência, fez uso da palavra o vereador e presidente da Câmara, André Junqueira que manifestou seu orgulho como jaborandiense e presidente do poder legislativo em contribuir com um investimento de tamanha relevância. ” Estamos sempre dispostos a contribuir para ações efetivas que gerem o desenvolvimento do nosso povo e melhorem sua qualidade de vida. Somos ciosos dos nossos deveres, em fiscalizar o executivo, mas entendemos e sempre apoiaremos iniciativas desta magnitude que oportunizam através da educação e da qualificação, para que nossos jovens deste a adolescência se qualifiquem e possam alçar voos maiores em suas vidas”, enfatizou André.
A solenidade foi encerrada pelo prefeito municipal, Silvio Vaz de Almeida, que destacou o ineditismo da iniciativa e a importância da ação no atual mercado de trabalho em sua fala. A cultura maker é um capítulo dentro da Educação 4.0, através de um processo de busca de soluções educacionais para o futuro, diante do movimento internacional das rápidas mudanças nos empregos e funções. Reitero também que um estudo recente, apresentado no Fórum Mundial, indica que até 65% das funções e profissões atuais desapareceram ou serão trocadas por outras no período de formação dos alunos que ingressam no ensino infantil, por isso a importância deste investimento que visa agregar maiores conhecimentos, despertar a criatividade e as potencialidades dos nossos alunos, preparando-os desde a base para os desafios do mercado de trabalho no século XXI,” enfatizou o prefeito municipal, Silvio Vaz de Almeida, oportunidade na qual foi muito aplaudido.