HOSPITAL MUNICIPAL DR AMADEU PAGLIUSO GANHA NOVO VENTILADOR PULMONAR

[ad_1] HOSPITAL MUNICIPAL DR AMADEU PAGLIUSO GANHA NOVO VENTILADOR PULMONAR

“Novo equipamento adquirido com recursos próprios pela Prefeitura Municipal de Jaborandi, garantirá melhor retaguarda a pacientes infectados pelo Covid 19 e que necessitem de suporte ventilatorio”

A empresa Philips Medical Systems Ltda, entregou na manhã da última sexta-feira (02/04), 01 moderno ventilador pulmonar adquirido com recursos próprios pela Prefeitura Municipal de Jaborandi. O equipamento será o primeiro ventilador estacionário que integrará o rol de equipamentos do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso que dispunha de outros 2 ventiladores pulmonares portáteis para transporte e suporte transitório de pacientes.
O prefeito municipal de Jaborandi. Silvio Vaz de Almeida acompanhou a entrega do novo equipamento na presença da Secretaria Municipal de Saúde, Joice Aparecida da Silva e da Gerente de Enfermagem do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, Paula Kinoshita.
Na oportunidade o chefe do executivo municipal destacou a importância do investimento para a retaguarda e suporte ventilatorio de pacientes que necessitam de ventilação respiratória não invasiva (VNI), e também ventilacao invasiva (VI). Na sequência Silvio explicou que foram investidos na aquisição do equipamento R$ 36.022,00 numa negociação extremamente vantajosa para o município que adquiriu o equipamento semi novo utilizado como peça de mostruário diretamente da multinacional de origem holandesa. “ A aquisição deste equipamento faz parte de um pacote de medidas de enfrentamento à pandemia do Covid 19, que visam entre elas reestruturar o Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso para que ofereça aos médicos e pacientes condições de suporte e diagnóstico, desde aqueles com parâmetros para internações clínicas e também aos pacientes com sintomas mais graves e que necessitam de suporte imediato, enquanto aguardam a regulação estadual para a liberação de leitos de UTI nos hospitais de referência regionais para tratamento da Covid 19. Com o recrudescimento da pandemia os leitos disponíveis de terapia intensiva na região de saúde do DRS V, vem atingindo taxa de ocupação, que oscilam entre 96% a 100% e portanto a necessidade de reforço da nossa estrutura de saúde tornou-se uma urgência a qual estamos enfrentando com agilidade”, explicou Silvinho.
O prefeito explicou ainda que, além do ventilador pulmonar, foram adquiridos mais 04 camas elétricas tipo fawler, 04 camas mecânicas tipo fawler, 02 sofás tipo sofá – cama e poltronas hospitalares, além da locação via comodato de 01 Aparelho de Gasometria, visando o reforço da estrutura e do diagnóstico médico para pacientes diante do aumento da taxa de transmissão e contaminação da Covid 19.
Além do reforço na unidade hospitalar. a Secretaria Municipal de Saúde de Jaborandi, informou que para o enfrentamento da pandemia foi reaberto o Centro de Atendimento a Covid 19, que funciona diariamente de segunda a sexta – feira das 17h00 as 22h00 na UBS – João Paulo Pites da Silva, ofertando tratamento e monitoramento especializado para pacientes positivados com a doença e também pacientes suspeitos com síndrome gripal. Além disso as ações preventivas foram reforçadas para cumprimento dos decretos que visam promover o distanciamento social como forma de mitigar a velocidade da transmissão e circulação do vírus na cidade.
“Sabemos que a solução definitiva para a crise sanitária nacional e internacional que atravessamos vem somente com a vacinação em massa da nossa população, mas para isso dependemos do fornecimento de doses por parte dos demais entes da federação (estado e união). Enquanto isso não ocorre, só a um meio de evitarmos o agravamento do colapso no sistema de saúde que é realizando o distanciamento social como forma de minimizar a velocidade da transmissão do vírus” E para isso acontecer o apoio da população é fundamental”, finalizou a enfermeira Joice Aparecida da Silva, titular da pasta da saúde.