[ad_1] EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DESENVOLVE AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) NA REDE DE EDUCAÇÃO DE JABORANDI

” Parceria entre equipes da Saúde e Secretaria Municipal de Educação, viabilizam a realização de ações de conscientização da transmissão da Dengue, Saúde Bucal e prevenção a Covid 19, em todas as unidades da rede municipal de educação”

A Prefeitura Municipal de Jaborandi, através das equipes da educação e saúde, notadamente da Atenção Primária a Saúde e Vigilância Epidemiológica, realizaram nas escolas da rede municipal de educação, 03 ações voltadas a educação e conscientização de 100% dos alunos matriculados na rede municipal de educação de Jaborandi. As equipes da Atenção Primária a Saúde (APS), compostas pelo território adstrito pela Estratégia de Saúde da Família 01 (ESF-01) e Estratégia de Saúde da Família (ESF-02), além da Vigilância Epidemiológica esclareceram dúvidas dos alunos. Além das orientações educativas, todos os alunos receberam material educativo, demonstrando as ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, máscaras de proteção para prevenção a transmissão da Covid 19, além de material de higiene bucal composto por escovas, creme dental e fio dental.
Segundo, Joice Aparecida Silva, Secretária Municipal da Saúde as 03 ações realizadas durante essa terça-feira (10/08), fazem parte de um rol de 14 ações pactuadas através do Programa Saúde na Escola (PSE), que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo. Ainda segundo a titular da saúde, o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
” A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral”, finalizou Joice A. Silva.