Apresentação de Teatro “Sempre Falarei das Flores” Destaca a Importância da Terceira Idade e seus Transtornos

Na última segunda-feira (06/11/2023), a cidade de Olímpia testemunhou a apresentação teatral “Sempre Falarei das Flores” com início às 19h30. O evento trouxe as idosas do grupo da Terceira Idade de Jaborandi, que foram convidadas para realizar a peça na Casa de Cultura de Olímpia.

A peça, escrita e dirigida por Andrea Faria, professora de teatro da cidade de Jaborandi que reside em Olímpia, abordou um tema crucial: a Terceira Idade, destacando a importância do respeito e consideração para com os idosos, independentemente da forma como são tratados.

A apresentação explorou diversas facetas do cotidiano de pessoas nessa faixa etária, abordando-as de maneira bem humorada, sutil, lúdica e até extravagante. Cada ato da peça revelava a trajetória de problemas, angústias, superações e até transtornos que muitos idosos enfrentam.

A peça trouxe à tona questões como demência, que envolve o declínio das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio, bem como transtorno de personalidade borderline, que pode se manifestar de diversas formas, incluindo medo de abandono, idealização de relacionamentos, irritabilidade, distorção da autoimagem, alterações de humor, autossabotagem, impulsividade e tendências à automutilação.

O compromisso da peça é sensibilizar o público sobre a importância de se envolver com a Terceira Idade e também sobre os transtornos que afetam muitas pessoas em todo o mundo. Ela oferece uma oportunidade valiosa de refletir sobre a necessidade de cuidado e respeito em relação aos idosos e a conscientização dos transtornos mentais que afetam a sociedade atual.

A apresentação de “Sempre Falarei das Flores” é um exemplo de colaboração intermunicipal e apoio às artes, enriquecendo a vida cultural e proporcionando oportunidades para os participantes expressarem sua criatividade e talento.

 

 

Skip to content