Construção e doação de 19 casas populares

Objetivo:

Trata-se de um projeto municipal que visa realizar o desdobramento, avaliação e doação de terrenos municipais as pessoas carentes domiciliadas em Jaborandi para o fim exclusivo de habitação. No total serão realizadas a construção e entrega de 19 casas durante todo o projeto. Ao longo desses quase 4 meses de projetos, duas casas já estão em fase de acabamento, sendo que uma será destinada a doação e a segunda abrigará temporariamente a família que estiver com sua casa passando por reforma estrutural.

Imagem I – Terraplanagem

Departamento Municipal de Obras realizam a terraplanagem de um terreno para a construção de 2 (duas) casas populares

Imagem Il – Estrutura

Jovens do Projeto Curumim auxiliam na alvenaria estrutural de 2 (duas) casas populares.

Imagem III – Paredes e Vedações

Pedreiro instrutor e jovens do Projeto Curumim realizam a etapa de execução de alvenarias, chapisco, emboço ou reboco de 2 (duas) Casas Populares.

História completa do projeto

Segundo o Censo realizado em 2010, mais de 6,35 milhões de famílias no Brasil não tem uma casa para morar. Isso se traduz em mais de 30 milhões de pessoas sem um teto para viver e abrigar suas famílias. As cidades brasileiras apresentam algumas das maiores taxas de desigualdade social do mundo assim como o m² mais caro da América Latina. Hoje em dia, mais de 50 milhões de brasileiras e brasileiros vivem em situação de pobreza. Sem condições de pagar aluguel, se instalam em ocupações e assentamentos informais.

Pensando em assegurar a Declaração dos Direitos Humanos que diz: “Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis”.

A atual gestão pública de Jaborandi-SP, realizou o Censo Municipal Jaborandi 2021, do dia 5 de janeiro até o dia 15 de fevereiro. Obtendo o alcance territorial de 100% do perímetro urbano e rural. Atingindo assim um diagnóstico mais apurado da real situação das residências dos moradores jaborandienses. Já que nesse formulário, continha um tópico específico (Características do Domicílio), para essa finalidade.

Nesse tópico se obteve os resultados, que hoje no município de Jaborandi, 354 residências se encontram em condição precária, onde há necessidade de algumas reformas simples, mas a família não tem condição de realizá-las. E 117 domicílios se encontram em condição extremamente precária, onde há necessidade de reformas estruturantes e urgentes, que a família não pode arcar. Visto isso Jaborandi se encontra em um estado preocupante no quesito habitação, já que atualmente no município, mais de um quarto dos domicílios (25,64%) necessitariam reformas, sendo que 6,37% do total de domicílios foram considerados extremamente precários. Ainda sobre os coleta de dados do censo, dos 837 imóveis entrevistados no perímetro urbano, 470 são alugados, sendo esse um ¼ da população (25,59%).

Portanto no dia 5 de fevereiro de 2021, a câmara de vereadores do município de Jaborandi, aprovou e sancionou a Lei n° 2.276/2021 que autoriza o município a desdobrar, avaliar e doar terrenos municipais a pessoas carentes domiciliadas em Jaborandi para o fim exclusivo de habitação. Serão realizadas a construção e entrega de 19 casas durante todo o projeto.

No dia 17 de fevereiro se iniciou a construção da primeira casa, e o empresário e atual prefeito Silvio Vaz de Almeida, fez questão de acompanhar pessoalmente os primeiros passos desse projeto.

“Hoje se inicia a realização de um sonho, pois esperamos fornecer moradia de excelente qualidade para famílias carentes em nosso município. Totalmente sem custos, prestações, parcelas ou consórcios. Uma doação de coração para aqueles que realmente necessitam.”

“Agradeço imensamente o esforço de todos os funcionários e vereadores que estão ajudando a realizar esse sonho!” – Finalizou com grande emoção, Silvio Vaz atual prefeito de Jaborandis-SP.

Projeto Completo
Clique para ver

Acompanhamento

Concepção e descrição do projeto