Jaborandi recebe o espetáculo “Memórias Vivas”

O espetáculo “Memórias Vivas”, apresentado em Jaborandi no último dia 8 de Maio às 15 horas, proporcionou uma rica experiência cultural e educacional, alinhada aos objetivos da Lei nº 11.645 de 2008. Esta estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas do Brasil, e o evento em questão foi uma iniciativa valiosa para atender a essa demanda, ao mesmo tempo em que enriquece o repertório cultural do público.

Realizado no Cineteatro da cidade, o espetáculo foi uma colaboração entre o Grupo TENBA (Teatro Experimental Negro de Barretos) e o Coletivo Quintessência, ambos comprometidos com a promoção e visibilidade das contribuições negras na sociedade. “Memórias Vivas” se aprofunda nas vidas e legados de personalidades como Xica Manicongo e Carolina Maria de Jesus, explorando suas contribuições e o contexto social em que viveram. Além disso, faz uma conexão profunda com Marielle Franco, cuja vida e luta ressonam com as questões contemporâneas de injustiça e resistência.

Além de seu valor cultural e histórico, a peça destaca a importância do GRIOT, a figura tradicional africana que guarda e transmite a história oral, reforçando a necessidade de preservar a memória cultural numa época de constantes desafios à identidade e à história negra. também serve como um potente lembrete da resiliência e da riqueza espiritual que sustentam a comunidade negra diante dos desafios, como o silenciamento e a marginalização. Essa espiritualidade, tão central à identidade e à resistência negra, é habilmente entrelaçada na narrativa do espetáculo, oferecendo ao público uma experiência tanto educativa quanto emocionalmente envolvente.

Assim, o Espetáculo Teatral não só cumpre a lei, mas transcende seu propósito inicial ao criar um espaço de reconhecimento, aprendizado e celebração da história negra. É uma contribuição vital para a educação cultural em Jaborandi e um exemplo brilhante de como a arte pode ser usada como ferramenta para educação e mudança social.