Entrevista SBT

[ad_1] JABORANDI QUER AUTONOMIA PARA PEQUENOS MUNÍCIPIOS TRATAREM A COVID 19

O prefeito de Jaborandi, Silvio Vaz de Almeida, iniciou um movimento para que pequenos municípios possam ter seus próprios leitos de tratamento da Covid-19.
Com o súbito aumento dos casos de COVID-19 ocorridos no início do ano, muitos hospitais experimentam superlotação dos leitos para pacientes do novo coronavírus. Ao analisar os dados das internações, evidenciou-se que na capital paulista 22% dos pacientes são de outras cidades e a mesma realidade se repete em outras cidades com maior capacidade hospitalar, que acabam recebendo pacientes de cidades com menor capacidade. Segundo uma estimativa do IBGE, 68,3% dos municípios possuem menos de 20 mil habitantes, sendo portanto categorizados como pequenos municípios. Estes municípios, por sua vez, são obrigados a transportar pacientes para atendimento em municípios maiores, contribuindo para a superlotação dos leitos.
Em contrapartida, o governo anunciou a compra em massa de diversos respiradores e equipamentos para tratamento de pacientes acometidos com a COVID-19. No entanto, esses equipamentos não foram completamente distribuídos para os municípios, impossibilitando que boa parte destes realize tratamentos em seus hospitais.
O prefeito de Jaborandi, uma pequena cidade há 420km da capital paulista, iniciou um movimento para que pequenos municípios possam ter seus próprios leitos de tratamento da COVID-19. Para tanto, é necessário que o governo do estado trabalhe com eficiência e transparência na distribuição dos respiradores comprados em meados do ano passado.
“Os pequenos municípios podem criar seus próprios leitos de tratamento, mesmo que em menor número, e ajudar a conter a superlotação dos grandes municípios. Para isso precisamos que o governo do estado apenas libere os respiradores que já foram comprados e estão parados sem uso.”, salienta o prefeito Silvio Vaz.
Jaborandi foi a primeira pequena cidade da região do Departamento Regional de Saúde V (DRS V), com sede em Barretos, a criar seus próprios leitos para tratamento da COVID-19, diminuindo o número de transferências para a cidade maior e mais próxima, Barretos.
Cique no video, abaixo e assista a entrevista do prefeito Silvio Vaz de Almeida a emissora SBT.
https://drive.google.com/file/d/1UFqtIjMXpfbvcsF6kIlLQPQw4Hm6eVrS/view

Entrevista SBT

[ad_2]
via Facebook

Skip to content