EDUCAÇÃO DE JABORANDI APOSTA NA TECNOLOGIA E QUALIFICAÇÃO DOS ALUNOS

[ad_1] EDUCAÇÃO DE JABORANDI APOSTA NA TECNOLOGIA E QUALIFICAÇÃO DOS ALUNOS

” Aquisição de tablets, equipamentos para Alfabetização em Programação, instalação do Fab – Lab e Projeto Curumim, são partes das estratégias adotadas pela nova administração jaborandiense, para melhor qualificação dos alunos da rede municipal”

O setor educacional tem sido uma das prioridades da atual administração, que tem ampliado de forma significativa os investimentos na pasta. Diante dos desafios impostos pela pandemia em que se exigiu o ensino de forma remota foram ampliados os investimentos em tecnologia da informação. Um desses exemplos, será o investimento referente a aquisição de 43 tablets, que estarão disponíveis em 100% das salas de aula da rede municipal de educação jaborandiense. Segundo o professor e Secretário Municipal de Educação, Bruno Henrique Soares de Oliveira o novo investimento permitirá aos professores melhor suporte tecnológico nas aulas tanto presenciais quanto a distância. Ainda segundo o titular da pasta da educação, a administração municipal concedeu bônus de R$ 2.500,00 a todos os professores efetivos da rede municipal de educação para que realizassem a aquisição de laptops ou mesmo celulares, afim de garantir que o ensino a distância fosse aprimorado, enquanto as aulas na modalidade presencial estivessem suspensas. ” A pandemia foi um desafio imposto ao setor educacional, mas através do investimento na qualificação dos nossos professores e na melhoria do suporte tecnológico vencemos a primeira etapa”, ponderou Bruno.
Em visita as unidades educacionais, que recomeçam as aulas presenciais na próxima segunda-feira (26/07), o prefeito Silvio Vaz e o Secretário da Educação explanaram as ações da atual administração visando a qualificação dos jovens e a geração de oportunidades, através da implantação de projetos multidisciplinares envolvendo educação e a assistência social. Uma dessas iniciativas exitosas, foi a implantação do Projeto Curumim, que qualifica jovens, devidamente matriculados no ensino fundamental e médio com bolsa de estudos, enquanto são capacitados no contraturno de suas atividades curriculares. Ao todo o projeto vêm beneficiando 21 jovens, que recebem bolsa inicial de R$ 150,00 podendo chegar a R$ 300,00, conforme a evolução de sua qualificação técnica. Atualmente as vagas disponíveis abrangem as atividades de pedreiro, mecânico, corte e costura e agricultura familiar, através da horta urbana. Para estarem aptos a participação no projeto, os alunos inscritos tem que manter frequência escolar, além de boas notas.
Outros projetos inovadores que deverão ser implantados em breve, segundo o prefeito Silvio Vaz de Almeida, são o Projeto Alfabetização em Programação, com projeto piloto a ser iniciado para os alunos do 5° e 8º anos do ensino fundamental, que passarão a contar com a nova disciplina na grade curricular, enriquecendo a formação em tecnologia para os alunos. Outro investimento na qualificação tecnológica com foco no despertar criativo dos alunos é a implantação do FAB-LAB, em parceria com o Serviço Social da Industria (SESI). ” O Fab Lab é uma plataforma de prototipagem rápida para a inovação e invenção, que estimula o aprendizado maker, a educação investigativa e o empreendedorismo. Estamos dotando a rede municipal de educação de Jaborandi, de uma estrutura única em toda a região, unificando educação de qualidade, capacitação e formação de nossos alunos, dando-lhes o suporte inicial necessário para que ingressem no mercado de trabalho e vençam os desafios da vida adulta”, finalizou o prefeito Silvio Vaz, durante a visita as unidades escolares.

Retorno as aulas presenciais

Na próxima segunda-feira (26/07), os alunos matriculados na rede municipal de educação retornarão as aulas presenciais. A Secretaria Municipal de Educação, porém adotará o ensino hibrido (presencial e a distância), para os alunos cujos pais optarem pela modalidade durante a pandemia. Para estarem aptos, os pais interessados em que seus filhos cursem o sistema hibrido, deverão dirigir-se presencialmente a unidade educacional que os alunos estão matriculados e formalizar a adesão assinando o Termo de Compromisso de Atividade e Carga Horária Mínima.