CRAS e Assistência Social realizam campanha contra abuso e exploração sexual infantojuvenil no mês de maio

A campanha “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, foi criada em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido em 18 de maio.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

Carreata em Jaborandi

Para saudar e divulgar a mensagem do dia 18 de maio, técnicos do CRAS e da Assistência Social realizaram uma carreata passando por diversos pontos da cidade, contando com músicas de apoio, balões e camisas de cor amarela para simbolizar a importância da data.

Além disso, o CRAS realiza acompanhamentos online e disponibiliza um canal de denúncias para que a população comunique suspeitas de violação aos direitos da criança e do adolescente. Neste dia 18 de maio, cartazes feitos por crianças protestando contra a violência sexual infanto-juvenil preencheram os murais do Centro de Referência em Assistência Social. 

Cartazes feitos por crianças assistidas preenchem o mural do CRAS