Região de Barretos retrocede para a fase laranja do Plano São Paulo

09 de Outubro de 2020

" Região de Barretos sede do Departamento Regional de Saúde V (DRS V) que engloba 18 munícipios incluindo Jaborandi, retrocedeu para a fase laranja do Plano São Paulo de Contingência do COVID 19, em virtude da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI e aumento na taxa de letalidade"

O governador João Dória anunciou nessa sexta-feira (09/10) , a 14° atualização do Plano São Paulo de Contingência e Enfrentamento da pandemia do COVID 19. A região do Departamento Regional de Saúde V (DRS V) com sede em Barretos - SP, e que abrange 18 munícipios dentre eles Jaborandi, foi a única a retroceder no Estado de São Paulo, passando da fase amarela para a fase laranja. Das 17 regiões de saúde do estado 06 estão na fase verde com maior flexibilização das atividades, 10 estão na fase amarela e 01 a região de Barretos na fase laranja.

Segundo informações do Departamento Regional de Saúde V (DRS V), a região atingiu nessa sexta-feira uma taxa de ocupação de leitos de UTI de aproximadamente 83%, além do aumento nos óbitos em decorrência da infecção pelo CoronavIrus (COVID 19), o que levou o Comitê Estadual a retroceder a região de saúde de Barretos - SP, da fase amarela para a laranja.

Principais alterações nos critérios de classificação do Plano São Paulo

Taxa máxima de ocupação de UTI para uma região passar da fase laranja para a amarela passou de 70% para até 75%.
Taxa máxima de ocupação de UTI para uma região passar da fase amarela para a verde passou de 60% para um percentual entre 70% e 75%.
Regiões estão impossibilitadas de avançarem ou regredirem de fase por ponto percentual, por isso, a gestão desenvolveu uma margem de erro de 0,1 para critérios de evolução da epidemia e de 2,5 para capacidade do sistema de saúde.
Foram acrescentados os critérios de óbito e internação para cada 100 mil habitantes para que uma região passe da fase amarela para a verde.
Regiões devem passar 28 dias consecutivos na fase amarela antes de evoluírem para a fase verde.
Regiões que atingirem as fases 3 (Amarela) ou 4 (Verde) permanecerão nessas fases desde que tenham indicadores inferiores a 40 internações por Covid-19 a cada 100 mil habitantes e 5 mortes a cada 100 mil habitantes.

Quem foi para fase verde

Na fase verde, eventos, convenções e atividades culturais com público em pé estão liberados após 28 dias de entrada nesse estágio. Veja, abaixo, as regiões e cidades nesta fase:

Grande SP inteira, incluindo capital
Taubaté
Campinas
Piracicaba
Sorocaba
Baixada Santista

Quem permaneceu na fase amarela

Na fase amarela, também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias e parques –atividades culturais com público sentado podem ocorrer, mas com restrições. Veja, abaixo, as cidades neste estágio:

Araraquara
Araçatuba