Rede de Saúde de Jaborandi ganha Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid 19

07 de Agosto de 2020

O município de Jaborandi, foi contemplado através da Portaria n° 1.797/2020, publicada em 21 de julho pelo Ministério da Saúde com o credenciamento temporário pelo período de 04 (quatro) meses do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid 19. O novo serviço será articulado com todos os níveis de atendimento da rede municipal de saúde desde a Atenção Primária a Saúde (APS), Atenção Especializada, Média Complexidade e Vigilância Epidemiológica devendo agregar mais uma opção aos munícipes jaborandienses com sintomas de Síndrome Gripal (SG) e em tratamento ambulatorial com o diagnóstico de infecção pelo Coronavírus (COVID 19). O novo serviço funcionará de segunda a quinta-feira no período das 17:00 hs às 23:00 hs, sexta-feira das 18:00 hs as 24:00 hs e aos sábados das 08:00 hs até as 18:00 hs. O atendimento ambulatorial e o segmento será realizado por equipe composta de 01 médico clínico -geral, 01 enfermeiro, 02 técnicos de enfermagem, além da equipe de retaguarda com recepcionista e auxiliar de limpeza.
    O Ministério da Saúde informou que a nova estratégia busca conter a transmissibilidade do Coronavírus (Covid 19) ao reduzir a ida de pssoas com sintomas leves aos serviços de urgência (prontos socorros e hospitais), auxiliando na identificação precoce dos casos, além de permitir o manejo adequado das pessoas com Síndrome Gripal (SG) e Covid 19.

O prefeito Marcos Antônio Daniel acompanhado da Secretária Municipal de Saúde Rita da Silva Pereira, visitaram a unidade onde o serviço está sendo instalado e elogiaram a estrutura instalada para os atendimentos. Na oportunidade a titular da pasta da saúde frisou que todas as unidades de saúde do município continuarão a atender os casos de síndrome gripal e Covid 19 desde a Atenção Primária a Saúde (APS) composta pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF-01/ESF-02) , e também o Pronto Atendimento Municipal (PAM) do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, destacando que o serviço visa reforçar a estrutura de atendimento durante a pandemia do Coronavírus, facilitando o atendimento e o diagnóstico precoce da infecção pelo Covid 19. "Esse novo serviço a ter inicio na próxima segunda-feira (10/08), atenderá exclusivamente a pacientes com síndrome gripal e infectados pelo Covid 19, ampliando o acesso a rede local do SUS, haja visto que nos demais períodos do dia as unidades de saúde continuarão a atender esses pacientes normalmente", enfatizou Rita.

Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid 19

Local: UBS " João Paulo Pires da Silva"

Endereço: Rua 7 de Setembro, n° 199 - Bairro: São Benedito

Horários de Atendimento

- Segunda, Terça, Quarta e Sexta - Feira das 17:00 horas às 23:00 horas;
- Quinta-Feira das 18:00 horas às 24:00 horas
- Sábado das 08:00 horas às 18:00 horas.