Saúde de Jaborandi promoveu ação de prevenção nesta quarta - feira (03/07) na Praça São Benedito.

03 de Julho de 2019

" Ação de promoção e prevenção intitulada "Desafio pela Saúde 2019 "  foi realizada nesta quarta-feira (03/07) pela Equipe de Saúde da Família - 01 com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Jaborandi. "

A Equipe de Saúde da Estratégia de Saúde da Família - 01 (ESF-01), sediada na Unidade Básica de Saúde - "João Paulo Pires da Silva", com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Jaborandi, promoveram na manhã e tarde desta quarta - feira (03/07), ação de promoção e prevenção à saúde na Praça São Benedito. Segundo a enfermeira e responsável técnica do setor , Joice Aparecida da Silva durante a ação foram ofertados diversos serviços de atendimento a saúde para a população adstrita no território de abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF-01). A ação envolveu a integração multidisciplinar de diversos profissionais da saúde. A equipe de enfermagem realizou a aferição da pressão arterial (PA) , além de exames de glicemia capilar (Dextro) . Além destes serviços foram ofertados a população durante a ação avaliação antropométrica com peso e medidas realizados por nutricionista e cuidados com os pés através do atendimento de podóloga.  A equipe de saúde bucal do município também esteve presente realizando avaliações. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do setor juntamente com a equipe  agendaram também exames de papanicolau para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos , mamografia cujo público alvo são mulheres de 40 a 69 anos , além do teste FIT. Entre os serviços prestados nessa ação destacou-se também o posto itinerante de avaliação anti-rábica e diversas ações educativas sobre o controle de vetores e combate ao mosquito transmissor do Aedes Aegypti promovido pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde. " Gostaria de agradecer nessa oportunidade ao Prefeito Marcos Antônio Daniel , Secretária Municipal de Saúde , Rita da Silva Pereira , e a equipe de toda a saúde e estratégias, além de  toda a população que prestigiou essa ação, pois a prevenção a saúde é a melhor forma de obter  o diagnóstico precoce de doenças, contribuindo para a melhoria dos indicadores de qualidade de vida da nossa população " , enfatizou a enfermeira Joice.

EVENTO SERÁ REALIZADO NA PRAÇA CENTRAL DIA 10/07.

A Equipe de Saúde da Estratégia de Saúde da Família - 02 (ESF-02), sediada na Unidade de Saúde da Família - "Omar Pinto  Neto", promoverá na próxima quarta-feira (10/07)  durante toda  a manhã e tarde,  a edição anual do "Desafio pela Saúde 2019",   com diversas ações de promoção e prevenção à saúde voltadas para a população adstrita no território da Estratégia da Família 02 (ESF-02) . A ação ocorre na Praça  Central - Orlando Junqueira de Oliveira .