Administração Municipal de Jaborandi está engajada no Movimento Outubro Rosa

06 de Outubro de 2017

“Ações alusivas ao mês unem diversos setores da administração municipal , com destaque para: saúde, educação, assistência e desenvolvimento social , obras, e demais departamentos administrativos,”

A Prefeitura Municipal de Jaborandi está desenvolvendo uma série de atividades simbólicas, além da decoração de unidades de saúde, iluminação cênica do Paço Municipal e outros elementos de mídia visando à conscientização da população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A primeira dama do município Cássia Maria Brunhera Daniel engajou-se pessoalmente na organização das ações do Movimento Outubro Rosa juntamente com as equipes da saúde da rede municipal. Segundo Cássia a sede da Prefeitura Municipal ganhou iluminação cênica especial na cor rosa, além de faixa alusiva e as estratégias de saúde com sede respectivamente na UBS – “João Paulo Pires da Silva” e USF – “ Omar Pinto Neto” ganharam decoração especial.Na oportunidade a primeira – dama fez questão de agradecer a gestão da saúde, bem como todas as lideranças e os servidores municipais pelo engajamento no movimento do Outubro Rosa.” Estou muito satisfeita e agradecida pelo apoio das equipes da saúde tanto da gestão, quanto da atenção básica, pelo comprometimento, e carinho com o qual decoraram as unidades e pelo qual estão desenvolvendo uma série de atividades que marcarão o mês de Outubro , reforçando assim a conscientização da população feminina local, sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama" enfatizou Cássia.

MOVIMENTO OUTUBRO ROSA

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Os eixos da campanha são:

• Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
• Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
• Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, as equipes de Saúde da Família do Bairro São Benedito, (ESF-01 - UBS - "João Paulo Pires da Silva" e da área central (ESF-02 - USF- "Omar Pinto Neto" prepararam esquema especial de atendimento às mulheres, inclusive promovendo atendimento noturno nos dias 17 e 31 de outubro. O atendimento será voltado para as mulheres que ainda não realizaram o exame de Papanicolau e Mamografia.
PREVINA-SE, PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO.