Saúde realiza Campanha de Multivacinação 2017

21 de Setembro de 2017

O Centro de Saúde III e o Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica Municipal, está realizando a Campanha Nacional de Multivacinação 2017 na zona rural e zona urbana. Essa é uma estratégia que o Programa Nacional de Imunização (PNI) adotou com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças de 0 a 5 anos e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
     A campanha tem o objetivo de resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, além de manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis.
      De acordo com a enfermeira responsável pela campanha Joelma Sales da Mata Alves: “Essa não é uma campanha específica para imunizar contra apenas uma doença, mas para várias. Estão sendo fornecidas mais de dez tipos de vacinas, (BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite -VIP e VOPb-, contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras) mas todas já existem e estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde. O importante é que os pais ou responsáveis levem as cadernetas de vacinação das crianças porque os profissionais estão conferindo quais as vacinas que ainda faltam para poder imunizar as crianças e os adolescentes. Levar a caderneta é essencial”, alertou Joelma.
      Segundo a enfermeira, nesta campanha houve a ampliação da faixa etária dos adolescentes, por exemplo, a vacina contra o HPV é para as meninas de 9 a 14 anos completos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e para os meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já para a vacina meningocócica C é para os adolescentes de ambos os sexos de 12 e 13 anos.

Zona Rural

No sábado dia 09/09/17, uma equipe do Centro de Saúde percorreu todas as fazendas do município, levando as vacinas a todos os moradores contemplados pela campanha.
“Não medimos esforços para cumprir nosso objetivo, levando as vacinas a todos os munícipes, estamos resgatando os não vacinados ou completando os esquemas de vacinação, a fim de contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis, mantendo eliminadas ou erradicadas essas doenças, além de melhorar as coberturas vacinais, enfatizou Joelma.

Zona Urbana

Na cidade a Sala de Vacina do Centro de Saúde está trabalhando com a campanha do dia 11/09 a 22/09 em horário normal.

Dia D

O “Dia D” de mobilização foi realizado no dia 16 de setembro (sábado) com a abertura das unidades de saúde ESF I João Paulo Pires da Silva e Centro de Saúde III Dr Amadeu Pagliuso, visando reforçar ainda mais a quantidade de pessoas vacinadas.
    O dia foi de intensa procura nas duas unidades, a Campanha foi um sucesso, pois as crianças e os adolescentes foram conscientizados nas escolas durante a semana.
      Nosso agradecimento aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, que compareceram em massa nas unidades, agradecemos a secretaria da educação e a direção de todas as escolas que conscientizaram os alunos e divulgaram a campanha. Durante toda a campanha recebemos o apoio especial da secretaria municipal de saúde, apoio do almoxarifado para atendermos a zona rural e apoio da prefeitura municipal. Também agradecemos as equipes de saúde do Centro de Saúde e ESFs, que se esforçaram para alcançarmos nosso objetivo, sendo assim, onde todos trabalham unidos, o sucesso é certo, e todos ganham com isso, termina Joelma.