Encontro em Jaborandi reúne prefeitos e lideranças políticas da região

23 de Agosto de 2017

" Reunião promovida pelo CODEVAR (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande) na última sexta - feira (18/08) reuniu prefeitos e diversas lideranças políticas da região "

O Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (CODEVAR) , em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaborandi , promoveram na última sexta - feira (18/08) no CIEB, encontro com prefeitos e lideranças políticas das regiões administrativas de Barretos e São José do Rio Preto. Participaram do evento os prefeitos de Severínia (Celso da Silva) , Taquaral (Laércio Vicente Scaramal), Pirangi (Luiz Carlos de Moraes), Terra - Roxa (Marcelino Abbes Filho), Cândido Rodrigues (Antônio Cláudio Falchi) , além dos vice - prefeitos de: Bebedouro , Rômulo César Carmelini e Vista Alegre do Alto, Antonio Balsaneli , o procurador jurídico do município de Monte Azul Paulista , Paulo Panhoza Neto. Todos os presentes foram recepcionados pelo prefeito de Jaborandi , Marcos Antônio Daniel , primeira - dama , Cássia Maria Brunhera Daniel , secretário do CODEVAR , Victor Borges e também pelo vereador jaborandiense e presidente da Câmara, Marcelo Henrique Lino de Almeida.
    O encontro foi aberto pelo prefeito Marcos Antônio Daniel que ao fazer uso da palavra destacou a importância do CODEVAR como instrumento de ampliação  técnica e política das administrações municipais e como via de apresentação das principais demandas regionais junto as esferas estaduais e federais. " O CODEVAR tem ajudado muito nossa administração e acredito que a de todos os colegas  presentes como órgão apoiador das principais demandas regionais , auxiliando-nos através de respaldo técnico e jurídico para importantes ações desenvolvidas no âmbito da administração municipal "  , frisou o chefe do executivo jaborandiense. Na sequência fez uso da palavra o secretário do CODEVAR, Victor Borges que agradeceu a presença de todos e fez breve balanço do encontro de prefeitos realizado na capital paulista com o chefe da Casa Civil , Samuel Moreira , além de destacar a importância institucional do consórcio. " A essência da palavra consorciar-se é a mesma que compartilhar e é isso o que estamos realizando , compartilhando experiências , auxiliando a todos os prefeitos e elencando as principais demandas regionais com vistas a geração de emprego, renda e oportunidades para todos municípios integrantes" , finalizou Victor.
    Na pauta de discussões da reunião foram apresentadas as exigências obtidas junto a Casa Civil e Secretária Estadual de Meio Ambiente para a implantação de usinas regionais de compostagem e reciclagem de lixo , bem como a implantação de aterros regionais. Dentre as exigências ambientais elencadas pelos órgãos do governo paulista para a liberação dos recursos estão a que todos os municípios consorciados sejam certificados com o selo verde - azul. Após discussões e o estabelecimento de prazos e metas de adequação de cada município interessado foi apresentado pelo servidor público de Terra - Roxa , Carlos Alberto Braga as ações que estão sendo realizadas no âmbito  tributário como forma de ampliação de receitas próprias dos municípios, além de propostas de controle e fiscalização do ISS (Imposto Sobre Serviços)   para a consolidação das atividades de fiscalização em geral . e também a demonstração  de software para geo-referenciamento urbano e rural. Outra importante pauta discutida no encontro foi a realização de pregão eletrônico com as quantidades de consumo regional de medicamentos como forma de possibilitar aos municípios significativos redução de custos na aquisição de medicamentos a partir dos ganhos de escala . " Devemos lançar em breve o Edital da Ata de Registro de Preços para Aquisição de Medicamentos Injetáveis a partir de relatório e quantitativo enviado por todos os municípios. Isso deverá trazer importante redução nos custos unitários da aquisição de medicamentos em relação aos preços registrados pelos certames licitatórios individuais , pois ganha-se em escala. Além disso a adesão a essa ata é voluntária cabendo a gestão municipal a decisão de aderir ou não  " . explicou Rogério Pardini  do Departamento de Compras da Prefeitura Municipal de Barretos. A igualdade racial e os direitos das minorias bem como a formulação de políticas públicas para o enfrentamento desta questão também fez parte da pauta da reunião; oportunidade na qual a professora Roseli, da cidade de Barretos pode apresentar estudos de casos e propor ações práticas nas esferas municipais.
    Na sequência os prefeitos reunidos analisaram a proposta de aquisição via consórcio de equipamento de sinalização viária desenvolvido por empresa paranaense assistindo demonstração do mesmo nas vias defronte ao CIEB.