AME e Saúde realizam I Encontro de Hipertensos de Jaborandi

18 de Abril de 2017

" Ação aconteceu na ultimo segunda - feira (17/04) no CIEB através da parceria entre diversos setores da saúde e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Barretos "

Aconteceu na ultima segunda - feira (17/04) o I Encontro de Hipertensos de Jaborandi realizado pelo NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização) em parceria com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) com sede em Barretos além das  equipes intersetoriais da saúde com destaque para a atenção básica (ESF-01/ESF--02), o Centro Fisioterápico Municipal, o Departamento de Nutrição e Dietética da Saúde , Assistência Farmacêutica e também as Secretarias Municipais de Saúde e  Educação,
       Durante a ação os participantes puderam interagir com equipe multiprofissional do AME Barretos e também da Secretaria Municipal de Saúde de Jaborandi. Profissionais da área de nutrição, fisioterapia, farmácia, enfermagem e educação física orientaram os hipertensos presentes quanto as maneiras de enfrentamento da doença através de hábitos saudáveis que incluem alimentação , pratica de exercícios físicos , acompanhamento médico e farmacêutico com foco na qualidade de vida e prevenção deste grupo populacional.
        A enfermeira Marilene Simeão do AME que coordena o Projeto de Matriciamento na Atenção Básica do qual Jaborandi faz parte desde 2015 avaliou como extremamente positiva a iniciativa . " Esse encontro possibilitou uma grande interação com a população hipertensa do município que tiveram contato direto com equipe multiprofissional do AME e do município e puderam de forma clara e direta ter acesso a orientação especializada " , enfatizou Marilene. O enfermeiro Samuel Marques que coordena o NEPH também se mostrou otimista e na oportunidade agradeceu a todos os presentes . " Nessa oportunidade gostaria de agradecer sem distinção a todas as equipes da saúde desde a atenção básica , a assistência farmacêutica, fisioterapia , nutrição e gestão, bem como a educadora física cedida pela Secretaria de Educação ,  cujo esforço intersetorial  permitiu a realização deste encontro" , finalizou o enfermeiro.